“Crocância”, existe essa palavra? Existe em português a palavra “crocância”?

croc

Afinal, é correta ou não em português a palavra “crocância”?

Resposta rápida: Sim, a palavra “crocância” existe em português há décadas, e já está até no dicionário Houaiss (brasileiro), assim como em dicionários portugueses.

Resposta completa: Uma concepção equivocada sobre a língua portuguesa comum entre os não especialistas é a crença de que uma palavra só existe se está no dicionário. Absolutamente errado – nenhum dicionário traz todas as palavras existentes. O Aurélio, considerado o dicionário de referência pela maioria dos brasileiros, não traz nem 150 mil palavras – ao passo que as maiores listas de vocabulários impressos da língua portuguesa trazem mais de 350 mil palavras, e vocabulários digitais reconhecem mais de 2 milhões de palavras portuguesas diferentes.

O fato de uma palavra não estar no dicionário, portanto, não significa, de forma alguma, que a palavra não exista.

A palavra crocância, por exemplo, não está no dicionário Aurélio, mas tem milhões de ocorrências em livros de gastronomia – o que já prova que existe. A palavra, ademais, está formada de modo correto, de acordo com a lógica da língua: se algo “elegante” tem “elegância”, se algo abundante tem abundância, se o petulante tem petulância, e o tolerante, tolerância, é simplesmente lógico que o eventual substantivo referente ao adjetivo crocante seja “crocância”.

E tampouco se pode dizer que é um neologismo – no século passado, em publicações técnicas, encontram-se diferentes ocorrências da palavra:

Untitled

Atualização: desde a publicação deste texto, em 2015, diferentes dicionários incluíram a palavra “crocância”: o dicionário Houaiss (do Brasil), o dicionário Priberam (de Portugal) e o dicionário Estraviz (da Galiza).

Em resumo: muitas palavras existem mesmo sem aparecer nos dicionários. Mas, no caso específico de crocância, nem é esse o caso – o uso crescente da palavra nos últimos anos já acabou levando até a sua (bem-vinda) dicionarização.

19 comentários sobre ““Crocância”, existe essa palavra? Existe em português a palavra “crocância”?

  1. Pingback: Existe a palavra “empratar”? Existe a palavra “empratamento”? | dicionário e gramática

  2. Para minha mulher, que é tcheca, o substantivo é crocantez. 🙂

    Eu não conhecia crocância, mas faz seis anos que moro fora do Brasil e há muitas coisas que surgiram atualmente que não chegaram aos meus ouvidos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: Aportuguesamentos recentes… | DicionarioeGramatica.com

  4. Pingback: Pronúncia de “mise en place” | DicionarioeGramatica.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s