Existe a palavra “empratar”? Existe a palavra “empratamento”?

ana-paula-padrao

Resposta rápida: Sim, existe a palavra “empratar”, e sim, a palavra “empratamento” também existe. Ambas estão registradas em dicionários, inclusive no Dicionário Houaiss, com o sentido de “dispor (alimentos) num prato individual com o objetivo de tornar sua aparência agradável e apetecível”.

Resposta completa: Na esteira da pergunta anterior, sobre a crocância, tão mencionada no Masterchef  e demais problemas de competições gastronômicas que ora se proliferam pelo País, outra pergunta que se tem feito muito nas redes sociais é: “empratamento” e “empratar” – existem essas duas palavra?

No mundo da gastronomia e da alta cozinha, diz-se que “o empratamento é tão importante quanto qualquer outra fase da confecção de um prato”. Saber empratar bem, dizem – isto é, saber dispor os alimentos no prato de forma harmônica e visualmente atraente – é algo que todo bom cozinheiro deve aprender.

Mas, afinal, essas palavras foram inventadas agora, por causa dos programas de gastronomia? Não, senhores, podem ficar tranquilos: tanto o verbo “empratar” quanto o substantivo “empratamento” têm registro formal na língua desde o século passado, e as palavras empratar e empratamento já estão na base de dados do Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que define empratamento como “ato ou efeito de empratar”, e “empratar” como “pôr (alimento) num prato”.

O Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (Portugal), por sua vez, classifica “empratar” como termo da área da culinária, descrevendo-o como o ato de “dispor (os alimentos) num prato individual, de forma a tornar a sua aparência agradável e apetecível”.

E prova de que as duas palavras têm uso oficial desde – pelo menos – o fim do século passado são os usos de formas do verbo “empratar” e/ou do substantivo “empratamento” na legislação portuguesa, como neste Decreto-Lei nacional de 1999 sobre a carreira de ajudante (“emprata os alimentos… […] …empratando as refeições”) ou neste regulamento, de 1998, que define que, entre suas atribuições, o cozinheiro “prepara os legumes e as carnes e procede à execução das operações culinárias, emprata-os, guarnece-os, e confecciona os doces”, etc.

2 comentários sobre “Existe a palavra “empratar”? Existe a palavra “empratamento”?

  1. Pingback: Aportuguesamentos recentes… | DicionarioeGramatica.com

  2. Pingback: “Ano Novo” nunca teve hífen, nem precisa ter | DicionarioeGramatica.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s