“Assembleia-Geral” ou “Assembleia Geral”? Assembleia Geral tem hífen?

Sans titre

“Secretário-geral” escreve-se com hífen; mas “assembleia geral” escreve-se sem hífen.

“Assembleia Geral” se escreve sem hífen (e, desde o novo Acordo Ortográfico, sem acento). Quando a palavra “geral” é um simples adjetivo que acompanha um substantivo, sem alterar-lhe o sentido original, não haverá hífen. Por isso, não têm hifens formas como assembleia geral, reunião geral, comissão geral, ensaio geral, faxina geral.

O adjetivo “geral” liga-se com hífen apenas nos nomes de cargos e profissões, e nos nomes das divisões e órgãos administrativos a eles relacionados: assim, diz-se cônsul-geral (e consulado-geral); Procuradoria-Geral e procurador-geral; secretário-geral das Nações Unidas (e Secretaria-Geral); subsecretário-geral; ouvidoria-geral, diretor-geral, etc.

Como se pode ver no dicionário Houaiss, no dicionário Aurélio, no dicionário Priberam, no dicionário Aulete, no dicionário da Academia Brasileira de Letras ou no Vocabulário Ortográfico, “assembleia geral” escreve-se sem hífen, mas “secretário-geral” leva hífen.

Não custa recordar, por fim, que “assembléia” perdeu o acento que tinha, no Brasil, até o atual acordo ortográfico, tornando-se “assembleia” – como ocorreu com as antigas “idéia”, “européia” (agora “ideia”, “europeia”), etc.

6 comentários sobre ““Assembleia-Geral” ou “Assembleia Geral”? Assembleia Geral tem hífen?

1. Pingback: Greve-geral tem hífen? Não, o certo é “greve geral”, sem hífen. | DicionárioeGramática.com.br

2. Pingback: “Jogo duplo” não tem hífen | DicionarioeGramatica.com

3. Pingback: Conta corrente não tem hífen | DicionarioeGramatica.com

4. Pingback: Boa nova (notícia boa) não tem hífen; “boa-nova”, com hífen, é inseto | DicionarioeGramatica.com