“Assembleia-Geral” ou “Assembleia Geral”? Assembleia Geral tem hífen?

Afinal, escreve-se “Secretário-Geral” da ONU com hífen; mas “Assembleia Geral” – é com hífen ou sem?

Resposta rápida: “Assembleia Geral” escreve-se sem hífen (e, desde o novo Acordo Ortográfico, sem acento).

Resposta completa: O adjetivo “geral” liga-se com hífen a outras nos nomes de cargos e funções e nos das divisões e órgãos administrativos a eles relacionados: assim, diz-se Cônsul-Geral (e Consulado-Geral); Procuradoria-Geral e Procurador-Geral; Secretário-Geral das Nações Unidas (e Secretaria-Geral); subsecretário-geral; ouvidoria-geral, diretor-geral, etc.

Na maioria dos casos, porém, a palavra “geral” é um simples adjetivo que qualifica, como faz normalmente qualquer adjetivo, um substantivo, sem alterar-lhe o sentido original; nesses casos, como ocorre normalmente com qualquer adjetivo que acompanha um substantivo, não haverá hífen. Por isso, não têm hifens as formas assembleia geral, reunião geral, comissão geral, ensaio geral, faxina geral.

Pareceu arbitrário? De fato, as regras do uso hífen em português o são um pouco (e o novo Acordo Ortográfico não corrigiu isso). Mas, concordando-se com a suposta lógica ou admitindo-se que é pura convenção, o fato é que “Secretário-Geral da ONU” é escrito com hífen (segundo os Vocabulários da Língua Portuguesa do Brasil e de Portugal e os dicionários) e “Assembleia Geral da ONU” é escrito assim, sem hifens.

Não custa recordar, por fim, que “Assembléia” perdeu o acento que tinha, no Brasil, até o atual acordo ortográfico, tornando-se “Assembleia” – como ocorreu com as antigas “idéia”, “européia” (agora “ideia”, “europeia”), etc.

5 comentários sobre ““Assembleia-Geral” ou “Assembleia Geral”? Assembleia Geral tem hífen?

1. Pingback: Greve-geral tem hífen? Não, o certo é “greve geral”, sem hífen. | DicionárioeGramática.com.br

2. Pingback: “Jogo duplo” não tem hífen | DicionarioeGramatica.com

3. Pingback: Conta corrente não tem hífen | DicionarioeGramatica.com