Pastó, língua do Afeganistão:

Nem pashto nem pashtun, nem pachtopakhtopácheto, páxito nem páxeto: a língua do Afeganistão, em português, é o pastó.

“A maioria da população afegã pertence à etnia pashtun, e o idioma pashto é uma das línguas oficiais do Afeganistão”. Embora muitos meios de comunicação mantenham essas formas do inglês – ou façam pseudo-aportuguesamentos, tais como “pachto” -, a língua portuguesa tem uma palavra consagrada para o nome dessa etnia (antigamente mais conhecida, simplesmente, como “etnia afegane”) e seu idioma, já há séculos: em bom português, diz-se que a maioria da população afegã pertence à etnia pastó, e que o pastó (ou a língua pastó) é uma das línguas oficiais do Afeganistão.

Pastó está assim grafada no renomado dicionário de Caldas Aulete (já desde sua primeira edição, publicada em 1881); no dicionário Michaelis; no dicionário de Cândido de Figueiredo;  no “Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa” (1976); e no colossal Dicionário de Moraes.

A palavra pastó já estava, ainda, registrada na Enciclopédia Brasileira Mérito, – enciclopédia sobre a qual já escrevemos um artigo, meses atrás, que pode ser lido aqui. A definição de pastó na Enciclopédia Brasileira Mérito pode ser conferida aqui.

O uso de pastó (e pastós) não apenas como língua, mas também como nome da etnia majoritária no Afeganistão pode ser encontrado na versão em língua portuguesa do livro “O Menino de Cabul” (2015), de Khaled Hosseini (ver aqui).

Na colossal primeira edição (e na segunda, e na terceira) do VOLP, organizada(s) e assinada(s) por Antônio Houaiss, temos “pastó, substantivo masculino”. E no grande Dicionário Inglês-Português de Antônio Houaiss (também fotos abaixo), temos: “Pashto: o mesmo que pushtu”; Pushtu (ling.): pastó; afegane; afgã.”

IMG_9048

IMG_9051
IMG_9050

[Atualização: logo após esta publicação, o Dicionário Priberam  também incluiu a palavra pastó.]

Um comentário sobre “Pastó, língua do Afeganistão:

  1. Pingback: “Maláui”, escrita errada no Houaiss | DicionarioeGramatica.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s