Maiúsculas em palavras com hífen: Vice-Presidente ou Vice-presidente? Primeiro-Ministro ou Primeiro-ministro?

Como visto em resposta anterior, o novo Acordo Ortográfico tornou opcional o uso de iniciais maiúsculas em cargos e títulos: pode-se escrever, assim, tanto “o papa Francisco” quanto “o Papa Francisco”; “o Embaixador francês no Brasil” ou “o embaixador francês no Brasil”; “o Presidente” ou “o presidente”.

Mas já em palavras com hífen: caso se opte pelo uso da maiúscula, deve-se escrever “Vice-Presidente” ou “Vice-presidente”? Primeira-ministra ou Primeira-Ministra? A Procuradoria-Geral ou a Procuradoria-geral?

Resposta: se a palavra for escrita com inicial maiúscula no interior de uma frase, todos os elementos hifenizados deverão ser grafados com maiúscula.

Assim, o correto é escrever “O Vice-Presidente Michel Temer” – ou “O vice-presidente Michel Temer”. Ou “vice” e “presidente” vão em maiúsculas, ou vão ambas em minúsculas. Ou seja, o que não se deve é escrever “O Vice-presidente Michel Temer“.

(Note que o prefixo “ex” nunca é usado com maiúscula: assim, escreve-se “ex-Presidente” ou “ex-presidente”, “ex-Vice-Governador” ou “ex-vice-governador”, “ex-Secretário-Geral” ou “ex-secretário-geral”, mas nunca “o Ex-Presidente“.)

Da mesma forma, deve-se escrever “A Procuradoria-Geral da República” – ou “A procuradoria-geral”, mas não “A Procuradoria-geral“.

Pela mesma razão, deve-se escrever “Academia Mato-Grossense de Letras”, e não “Academia Mato-grossense de Letras“; deve-se escrever “a República Centro-Africana”, e não “a República Centro-africana“.

O único caso aceitável de palavra com hífen em que o primeiro elemento estará em maiúscula e o segundo em minúscula (“Vice-presidente”) será em início de frase, quando a maiúscula do primeiro termo se deverá pura e simplesmente à regra de que a primeira palavra de qualquer frase se inicia por letra maiúscula. Estão perfeitamente corretos, portanto, os três diferentes usos de maiúsculas na palavra “vice-prefeitos” no excerto a seguir:

Vice-prefeitos se reuniram hoje em Brasília

O chamado “Primeiro Encontro Nacional de Vice-Prefeitos Brasileiros” reuniu hoje em Brasília vice-prefeitos de pelo menos doze capitais.

5 comentários sobre “Maiúsculas em palavras com hífen: Vice-Presidente ou Vice-presidente? Primeiro-Ministro ou Primeiro-ministro?

  1. Uma pergunta. Em caso é “A Presidência da República” ou “A presidência da república? O mesmo com relação em “Chefe do Poder Executivo” ou “chefe do Poder Executivo”

    Qual é a forma correta? Acho um pouco confusas essas regras novas de maiúsculas e minúsculas do Acordo Ortográfico.

    Curtir

    • Sei que nenhum jornal segue à risca o que defendo, mas isso, para mim, é porque nunca mudaram seus usos de maiúsculas depois do Acordo Ortográfico – por mal assessorados, sua adaptação ao Acordo se limitou àquelas poucas mudanças mais óbvias fartamente divulgadas na imprensa, como acentos e hifens.

      Mas, da leitura do Acordo Ortográfico, entendo que a nova regra é bastante simples: usam-se com maiúsculas os nomes próprios (e siglas). Só. Nada mais.

      Logo, eu escreveria “Presidência da República” (como escreveria “Ministério da Defesa”) por se tratar do nome oficial do órgão (a menos que estejamos falando que alguém concorrerá “à presidência”, em cujo caso se deve usar minúscula).

      Por essa mesma lógica, não há dúvida de que “chefe” (e qualquer título, como presidente, etc.) deve escrever-se com minúscula.

      E (aí mora o que poderia causar maior estranheza aos brasileiros, acostumados com a regra antiga, que mandava usar maiúscula em substantivos comuns que designassem conceitos “elevados”, como Governo, Poder, Estado), entendo que, não havendo mais previsão para isso no novo Acordo Ortográfico, deve escrever-se “poder executivo”, em minúsculas. É o certo, em minha opinião.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s