Maiúsculas em palavras com hífen: Vice-Presidente ou Vice-presidente? Primeiro-Ministro ou Primeiro-ministro?

Como visto em resposta anterior, o novo Acordo Ortográfico tornou opcional o uso de iniciais maiúsculas em cargos e títulos: pode-se escrever, assim, tanto “o papa Francisco” quanto “o Papa Francisco”; “o Embaixador francês no Brasil” ou “o embaixador francês no Brasil”; “o Presidente” ou “o presidente”.

Mas já em palavras com hífen: caso se opte pelo uso da maiúscula, deve-se escrever “Vice-Presidente” ou “Vice-presidente”? Primeira-ministra ou Primeira-Ministra? A Procuradoria-Geral ou a Procuradoria-geral?

Resposta: se a palavra for escrita com inicial maiúscula no interior de uma frase, todos os elementos hifenizados deverão ser grafados com maiúscula.

Assim, o correto é escrever “O Vice-Presidente Michel Temer” – ou “O vice-presidente Michel Temer”. Ou “vice” e “presidente” vão em maiúsculas, ou vão ambas em minúsculas. Ou seja, o que não se deve é escrever “O Vice-presidente Michel Temer“.

(Note que o prefixo “ex” nunca é usado com maiúscula: assim, escreve-se “ex-Presidente” ou “ex-presidente”, “ex-Vice-Governador” ou “ex-vice-governador”, “ex-Secretário-Geral” ou “ex-secretário-geral”, mas nunca “o Ex-Presidente“.)

Da mesma forma, deve-se escrever “A Procuradoria-Geral da República” – ou “A procuradoria-geral”, mas não “A Procuradoria-geral“.

Pela mesma razão, deve-se escrever “Academia Mato-Grossense de Letras”, e não “Academia Mato-grossense de Letras“; deve-se escrever “a República Centro-Africana”, e não “a República Centro-africana“.

O único caso aceitável de palavra com hífen em que o primeiro elemento estará em maiúscula e o segundo em minúscula (“Vice-presidente”) será em início de frase, quando a maiúscula do primeiro termo se deverá pura e simplesmente à regra de que a primeira palavra de qualquer frase se inicia por letra maiúscula. Estão perfeitamente corretos, portanto, os três diferentes usos de maiúsculas na palavra “vice-prefeitos” no excerto a seguir:

Vice-prefeitos se reuniram hoje em Brasília

O chamado “Primeiro Encontro Nacional de Vice-Prefeitos Brasileiros” reuniu hoje em Brasília vice-prefeitos de pelo menos doze capitais.

3 comentários sobre “Maiúsculas em palavras com hífen: Vice-Presidente ou Vice-presidente? Primeiro-Ministro ou Primeiro-ministro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s