Greve-geral tem hífen? Não, o certo é “greve geral”, “greveis gerais”, sempre sem hífen.

Algumas notícias hoje falavam em uma “greve-geral”. Está certo o uso de hífen? Não, não está: não existe a palavra “greve-geral”, com hífen, nem existem “greves-gerais”: o certo é “greve geral” e “greves gerais”, sem hífen.

A expressão “greve geral” consta do dicionário Houaiss, dentro das definições da palavra “greve”. A busca do dicionário Priberam, bastante inteligente, remete quem procura por “greve geral” para a forma “greve”, que também inclui uma definição de “greve geral” (sem hifens).

Como já explicado em resposta anterior (veja aqui), sobre o porquê de secretário-geral ter hífen (em, por exemplo, “Secretário-Geral da ONU”), mas assembleia geral não ter (por exemplo em “Assembleia Geral da ONU”).

Recapitulando: a ideia é que o sul-coreano Ban Ki-moon não é “um secretário, no sentido literal da palavra, que poderia não ser mas por acaso é geral, no sentido literal da palavra”. Ele é um “secretário-geral” – um cargo específico, representado por uma palavra específica que tem um significado próprio e diferente do de seus dois elementos separados.

O caso é diferente, porém, em “assembleia geral”: a “assembleia geral” da ONU é, sim, “uma assembleia, no sentido literal da palavra, que por acaso é geral, no sentido literal da palavra” – em outras palavras, a assembleia geral da ONU é, sim, uma “assembleia” que é “geral”; é, literalmente, uma “assembleia geral”. Assim, não há, nesse caso, a criação de um conceito novo, que justifique a criação de uma palavra nova na língua, o que seria representado pelo hífen unindo permanentemente as duas metades originais da nova palavra.

Da mesmíssima forma, uma greve geral é, literalmente, uma “greve” literal que também é “geral” no sentido literal de “geral”. Assim, uma greve geral, ou quantas “greves gerais” forem, serão, sempre, sem hífen.

2 comentários sobre “Greve-geral tem hífen? Não, o certo é “greve geral”, “greveis gerais”, sempre sem hífen.

  1. Pingback: “Jogo duplo” não tem hífen | DicionarioeGramatica.com

  2. Pingback: Conta corrente não tem hífen | DicionarioeGramatica.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s