O que é “gleba”? “Gleba” é uma palavra? Se sim, o que significa gleba?

A parte preta, na foto acima, é a carne desse cogumelo – chamada, em inglês, gleba.
Em português, por outro lado, gleba significa “terreno não urbanizado

Graças à série televisiva Friends, centenas de milhões de pessoas no mundo todo sabem que a palavra “gleba” existe. Efetivamente, em inglês, gleba (pronunciada “gliba”) é o nome da massa interior carnosa, que contém esporos, de certos tipos de cogumelos ou fungos.

E qual a tradução de gleba para o português? A tradução mais próxima é carne: na linguagem técnica dos especialistas em fungos, é carne o nome que se usa em português (e em espanhol e em italiano) para a massa interior, “carnosa”, de certos tipos de cogumelos.

Na língua portuguesa também existe, porém, a nossa própria gleba, substantivo feminino. O substantivo gleba em português, porém, nada tem a ver com cogumelos ou carne.

Em português, gleba significa terreno não urbanizado, ou porção de terra (não urbanizada). Antigamente se usava muito para se referir às terras das propriedades feudais, ainda não urbanizadas; mais recentemente, passaram a chamar-se glebas os terrenos “próprios para o cultivo”, ou ainda os que continham minérios. Atualmente, na linguagem jurídica brasileira, o termo gleba se refere a qualquer terreno ou porção de terra não urbanizados.

E qual a pronúncia de gleba em português? Quem for ao Houaiss, ao Aurélio ou ao VOLP para procurar a pronúncia indicada (e saber se se deve dizer “glêba” ou “gléba“) ficará decepcionado – nenhum deles traz qualquer indicação. A pronúncia correta, porém, é “gléba“, com é aberto, tanto no singular quanto no plural (as glebas), como muito bem indica o Dicionário Priberam.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s