Qual o gênero de fast-food? Um fast-food ou uma fast-food? Fast-food, substantivo masculino?

O certo é “a fast-food” ou “o fast-food”? Diz-se, em português, “uma fast-food” ou “um fast-food”?

Vamos ao Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras – o famoso VOLP, que, com o maior registro de palavras da língua portuguesa (381.000), supostamente “norteia” todos os dicionários brasileiros quanto a quais palavras existem e indica se são femininas ou masculinas, bem como os plurais e eventuais pronúncias não óbvias… e vemos que o VOLP diz que a palavra fast-food (que deve ser grafada em itálico ou entre aspas, por ser um estrangeirismo) seria um substantivo feminino.

Se fôssemos seguir à risca o VOLP, não poderíamos dizer que “abriu um fast-food mexicano aqui na rua”, que alguém “vai acabar trabalhando em um fast-food“, ou que X é o seu “fast-food favorito”. Tampouco poderia usar “fast-food” como adjetivo, como se ouve com tanta frequência, em “restaurante fast-food“.

Por sorte, o VOLP da Academia Brasileira de Letras não tem (ao contrário do que muitos pensam, e ao contrário do que equivocadamente afirmam certas páginas e portais de dicas de português) caráter normativo ou oficial. Os bons dicionários, que sabem disso, não sempre o seguem: é o caso do Houaiss, que indica que fast-food, em português, pode ser um substantivo feminino (“tipo de comida feita por produção mecanizada com determinado número de itens padronizados”), mas também um substantivo masculino, com o sentido de “estabelecimento que serve esse tipo de comida”.

Priberam, além de também registrar corretamente a palavra como substantivo masculino (o “fast-food” = o restaurante), indica, com perfeição, o uso de “fast-food” como adjetivo (e de qualquer dos dois gêneros).

Mesmo em inglês, aliás, a expressão fast-food, quando usada como adjetivo, é escrita sempre com hífen – razão pela qual acertam o VOLP e os dicionários ao registrar a expressão com hífen, como deve ser usada em português.

2 comentários sobre “Qual o gênero de fast-food? Um fast-food ou uma fast-food? Fast-food, substantivo masculino?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s