O nome Agnelo se pronuncia (ou se deveria pronunciar) Anhelo? Não, não deveria.

Um leitor pergunta se o nome do ex-Governador de Brasília, Agnelo Queiroz, não deveria ser pronunciado “Anhélo” ou Anhêlo”, com som de “nh”. A resposta é: não, não deveria; Agnelo se pronuncia mesmo Ag-né-lo (ou A-g-né-lo).

Agnelo como primeiro nome é um tradicional nome português, no qual o “g” e o “n” são mesmo fonemas completamente distintos, pronunciados cada um separadamente: Ag-ne-lo; como em dig-no, Mag-no. Livros de “pronúncia correta” do início do século passada já batiam na tecla de que Agnelo é nome português, sem relação com o italiano ou o francês, e que é portanto à portuguesa que deve ser sempre pronunciado.

É nas línguas italiana e francesa que o dígrafo “gn” tem um som específico, correspondente ao do “nh” português (que é o mesmo da letra ñ espanhola). Assim, pronuncia-se como o nosso “nh” o “gn” de palavras italianas como gnocchi (nome da massa aportuguesada como nhoque) e de palavras francesas como “mignon“, “champignon” e “champagne“.

Em português, porém, “gn” é sempre “gn”. Por essa razão, nas palavras já aportuguesadas em que se deseja manter o som original, o “gn” do italiano e do francês aparece substituído pelo nosso “nh”: nhoque, champanhe.

A confusão do leitor pode vir ainda do fato de existir também o sobrenome Agnello, italiano – este sim pronunciado “Anhélo”. As duas palavras não têm relação, porém – Agnelo, como já dito, é um primeiro nome tradicional português; e Agnello é um nome de família italiano, que significa “cordeiro” naquela língua. Também existe o sobrenome italiano Agnelli, também com som de “nh” (Anhéli), que significa “cordeiros” (o plural dos nomes masculinos em italiano é geralmente com o final “i”).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s