O que significa “jando”? Qual o significado da palavra jando?

jandoii_final

books

Jando é um africanismo para circuncisão.

Em línguas bantus, jando é o nome de um ritual tradicional de passagem em certas culturas africanas – especificamente, de um ritual de amadurecimento de jovens rapazes (há, em contraposição, os rituais específicos femininos), que inclui, tradicionalmente, a circuncisão (remoção do prepúcio).

O jando é comum entre povos tradicionais do Malawi, de Moçambique e de outros países vizinhos de cultura bantu. Por essa razão, a palavra jando entrou, como sinônima de circuncisão, no inglês africano, no português de Moçambique e em outras línguas não bantas faladas em países em que há população bantu significativa.

Povos bantus formam a base da população da África do Sul, da Suazilândia, do Botsuana, do Zimbábue, da Zâmbia, do Malawi, de Moçambique, de Angola, da Tanzânia, do Ruanda, do Burúndi, do Congo, do Gabão, da maior parte do território da República Democrática do Congo, do nordeste da Namíbia e do sul dos Camarões e de Uganda.

Embora ainda esteja ausente de todos os principais dicionários brasileiros e portugueses, a palavra tem registro em obras de ambos os países desde pelo menos a década de 1960:

books (1)

Em 2009,  foi publicado “Dossiê Circulação Internacional de Estudantes: os PALOP no Brasil e em Portugal”, que reuniu histórias de estudantes de intercâmbio dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) – entre as quais a história de um jovem moçambicano, que tece os seguintes comentários sobre o jando:

“[…] Mesmo sendo alunos bem aplicados na escola, eu, meus colegas e amigos, sentíamos a necessidade de passar pelos rituais de circuncisão – jando -, parte da tradição. No nosso círculo de amizade ser circuncidado era sinônimo de mais respeito, mais facilidade em quase tudo, inclusive a facilidade para conquistar namoradas. Quem não passasse por essa experiência, mesmo tendo um nível escolar mais elevado em relação aos demais amigos, sentia-se inferiorizado e era menos respeitado. Para nós, a circuncisão não era simplesmente um ritual de passagem. Fazia parte da construção da nossa masculinidade.

“(Vale assinalar que o jando foi uma das práticas culturais que resistiu às proibições do governo central, cuja política de construção da nação moçambicana, através da Frelimo, propunha uma nação una e moderna. Mesmo assim, quase todos os pais e parentes de várias origens étnicas e linguísticas mandavam seus filhos a esses ritos, às escondidas, desafiando assim o projeto da Frelimo.)”

3 comentários sobre “O que significa “jando”? Qual o significado da palavra jando?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s