“Passo” ou “paço”? O que significa “paço”?

Pergunta: Estou a ler o Auto de Filodemo, de Camões, e me pergunto o que significará a expressão “ter [com alguém] passo”, que vejo nos versos: “E quem é esse amador, / que quer ter comigo passo? / Será ele algum madraço?”

Resposta: A grafia do texto que estás a ler está errada; a expressão correta (e assim está grafada nas edições do Auto de Filodemo que tenho aqui comigo) é “ter paço”, que, por sua vez, significa “fazer gracejos”.

“Paço” originalmente é forma reduzida de “palácio”: temos, assim, em Portugal, o Paço de Arcos (e Paço de Carnides, Paço de Sousa, Paço de Calheiros, etc.) e, no Rio de Janeiro, o Paço de São Cristóvão. As Câmaras Municipais em ambos os países também tradicionalmente adotavam o nome – os chamados “Paços do Concelho”, em Portugal; forma também ainda mantida nas denominações oficiais das câmaras de vereadores de certas cidades brasileiras: são célebres, por exemplo, o Paço Municipal de Porto Alegre, o Paço Municipal de Campina Grande, o Paço Municipal de Juiz de ForaPaço Municipal de Niterói, o Paço Municipal de Feira de Santana e o Paço Municipal de Palmas.

Desse sentido original de Paço = Palácio, derivaram sentidos de paço como residência oficial; qualquer prédio público imponente (inclusive cartórios); e o conjunto de pessoas que residiam em paços (como ocorrera com o antigo substantivo “côrte”, hoje sem acento). E, também, o significado ao qual nosso consulente alude, já registrado no Dicionário de Candido de Figueiredo (primeira edição, 1889; segunda edição, 1913): “paço: o mesmo que gracejo“.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s