Martínis e vodca martíni: com acento em português

Na página inicial do maior portal de notícias brasileiro, notícia sobre um novo filme de James Bond recebeu a seguinte chamada: “Vilões, espiões, mulheres e martinis“. O texto da reportagem novamente destaca, entre os traços marcantes do espião mais famoso do cinema, sua predileção pelo drinque “vodca martini“. Em ambos os casos, o repórter errou na grafia de martíni: como toda palavra paroxítona terminada em “-i”, martíni (assim como seu plural, martínis) leva obrigatoriamente acento em português.

O substantivo masculino martíni – “coquetel de gim e vermute branco seco” – consta, corretamente acentuado, de nossos bons dicionários (Aulete, Aurélio, Houaiss, Porto, Priberam, etc.).

Dicionário Houaiss ainda traz “vodca martíni“, forma alternativa do coquetel, “quando se usa vodca em lugar do gim”.

Do mesmo modo que vodka (do russo “aguinha”, diminutivo de água) é, corretamente, aportuguesado como vodca (e cocktail, como coquetel), devem ser aportuguesados os nomes dos dois drinques – o que, nesse caso, se faz apenas pela marcação do acento agudo, obrigatório em português – pela mesma regra que são acentuados em português táxi, biquínijúri, suázitútsi. É por essa mesma razão, como já vimos, que o nome de outro drinque (o daiquiri, cuja sílaba tônica é a última, “-ri”) não leva acento em português: não levam acento as palavras oxítonas portuguesas terminada em i (precedida de consoante), como tupi, guarani, cresci, vivi, bebi, aqui, ali, pequi.

Um comentário sobre “Martínis e vodca martíni: com acento em português

  1. Pingback: Em português, “burquíni”, não “burkini” | DicionarioeGramatica.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s