Hora extra não tem hífen (e seu plural é “horas extras”)

Hora extra não leva hífen. O plural é horas extras, também sem hifen. 

O motivo, muito simples, é que não se trata de uma única palavra (como “vice-presidente” ou “louva-a-deus”), mas, sim, de duas palavras comuns: um substantivo comum (hora) e um adjetivo normal que o qualifica (extra, forma abreviada de extraordinário – ou, neste caso, de extraordinária). Os bons dicionários (como o Houaiss, o Aurélio e o Priberam) trazem “hora extra” dentro das definições da palavra hora.

A melhor das definições encontradas é a de Houaiss, que define “hora extra” não apenas em seu sentido próprio (a hora trabalhada extraordinariamente), mas também com seu sentido derivado (de pagamento referente a esse tempo trabalhado a mais), incluindo ainda exemplo de uso da expressão no plural, para não deixar dúvidas:

hora extra
1 hora de trabalho prestada além do expediente ou do tempo contratado, geralmente por necessidade do empregador
2 (por extensão) pagamento referente a essas horas a mais que o trabalhador dedica a seu trabalho (mais us. no plural; exemplo: Ele só receberia suas horas extras no próximo mês.)

(Definição retirada de http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=hora)

4 comentários sobre “Hora extra não tem hífen (e seu plural é “horas extras”)

  1. Pingback: “Jogo duplo” não tem hífen | DicionarioeGramatica.com

  2. Pingback: Conta corrente não tem hífen | DicionarioeGramatica.com

    • Thiago, na verdade você está coberto de razão: “médico cirurgião” é um óbvio exemplo que, de acordo com a lógica da língua, não precisa levar hífen. Idem para “guarda-noturno” ou “secretário executivo”, por exemplo. E você está certo em dizer que os dicionários trazem esses compostos com hífen. Em nossa opinião, não há nada que justifique isso. Por outro lado, o fato de existir a forma hifenizada “médico-cirurgião” não impede que se escreva, separadamente, “médico cirurgião” (como se poderia escrever “Ele é um médico diplomata”, “Ele é um padre cirurgião”). Por essa razão, escrevemos (e recomendamos escrever) “médico cirurgião”, à vontade.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s