Burma não existe em português: “Burma” é Birmânia (o atual Myanmar)

Untitled2

Nenhum nome de país sofre tanto nas mãos de tradutores e escritores de legendas quanto o atual Myanmar, antiga Birmânia. Na série televisiva Friends, Phoebe descobre que seu pai havia abandonado sua mãe, e não tinha se mudado para trabalhar como “um cirurgião de árvores em Burma”, como ela cresceu acreditando. Em O Cavaleiro das Trevas, Alfred tenta explicar a Bruce, o Batman, como algumas mentes criminosas funcionam relatando uma história de quando trabalhara em “Burma”. Em ambos os casos, os responsáveis pelas legendas, no Brasil, erraram feio: mantiveram Burma em inglês, por ignorância de que Burma nada mais é que o nome, em inglês, da Birmânia.

Da mesma forma, Burmese traduz-se como birmanês ou birmanesa. A Birmânia (Burma em inglês), no sudeste asiático, é o país atualmente chamado Myanmar (pronunciado “Mianmar”).

Ao colocarem Burma, em inglês, em legendas, os tradutores brasileiros cometem erro equivalente a manter Turkey ou Germany em uma tradução, em vez de “Turquia” ou “Alemanha”. Como acontece com a maioria dos nomes de países em português, a Birmânia levava artigo em português: assim, em vez de “em Burma“, a tradução correta em ambos os casos teria sido “na Birmânia”.

Untitled

Corrigindo, portanto: Alfred, mordomo do Batman, trabalhou na Birmânia em algum momento de sua vida; e Phoebe acreditava que seu pai era um cirurgião na Birmânia.

7 comentários sobre “Burma não existe em português: “Burma” é Birmânia (o atual Myanmar)

  1. Pingback: Myanmar, em português; e quem nasce em Myanmar é myanmarense | DicionarioeGramatica.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s