Burúndi ou Burundi? Com ou sem acento?

Leitor pergunta-nos se o nome do país africano Burúndi deve ou não levar acento.

Como sabemos, as palavras oxítonas terminadas em “consoante + i” não levam acento: tupi, guaranivivicomifrenesiaquialisucuricolibri; etc.

Levam, por outro lado, acento as palavras terminadas em “consoante + i” que não são oxítonas: táxi, por exemplo; ou cáqui (a cor; reparem na diferença entre cáqui, a cor, que leva acento por ser paroxítona terminada em i; e caqui, a fruta, que não leva acento por ser oxítona terminada em i); ou mapa-múndi.

Da explicação acima, depreende-se, portanto, que Burúndi deve levar acento em português, se a palavra for mesmo pronunciada Burúndi, paroxítona; se, porém, a palavra for pronunciada com sílaba tônica no último “i”, a palavra dispensaria acento, e seria escrita simplesmente Burundi.

Mas qual é, afinal, a pronúncia do nome em português? O grande Houaiss nos esclarece essa:

IMG_2612

A pronúncia variável ou “flutuante” do nome do país – às vezes pronunciado Burúndi, as vezes Burundí em português – pode dever-se (mais que à influência de diferentes línguas, como o inglês, em que se pronuncia Burúndi, e o francês, em que a pronúncia soa oxítona) ao fato de que o nome do país é apenas raramente ouvido em Portugal e no Brasil.

Em Angola, em Moçambique e nos demais países africanos de língua oficial portuguesa, porém, a pronúncia é sempre paroxítona, em consonância inclusive com a pronúncia no próprio país, na língua nacional do Burúndi.

Sendo a pronúncia mais recomendada a paroxítona, o Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa usa exclusivamente essa grafia, com acento (Burúndi), assim como o fazem o Governo brasileiro: Dilma recebe Presidente do Burúndi, no portal da Presidência da República; e, no do Ministério das Relações Exteriores: Relações bilaterais Brasil-Burúndi e Nota de maio/2015 sobre a situação no Burúndi.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s