Membra: o feminino de membro é membra – sim, membra existe em português: a membra, as membras

Na contracapa de um livro de Direito Penal da Editora Saraiva, diz-se que a autora é “membra” do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membra está certo? Existe mesmo a palavra membra?

Sim, existe em português a palavra membra. A palavra membra está devidamente registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras (quem quiser, pode clicar aqui para conferir) e em dicionários brasileiros e portugueses – como o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (fotos a seguir):

IMG_9887

IMG_9885
Houaiss define membro apenas como substantivo masculino, e traz, como feminino de membro, a palavra membra. Além disso, o Dicionário Houaiss traz também a palavra membra – substantivo feminino – com definição própria, como “mulher que participa de um grupo ou organização”, e afirma que a palavra já tinha uso em textos e livros portugueses publicados no século retrasado.

Hoje, a palavra “membra”, outrora “pouco usada”, ganha cada vez mais espaço: o recente “Dicionário de formas de tratamento – Guia para o uso das formas de tratamento do português em correspondência formal“, por exemplo, recomenda expressamente que, ao se dirigir a membros da Academia Brasileira de Letras ou da Academia Brasileira de Ciências, a forma correta de tratamento formal a ser utilizada é “Senhor Membro”, apenas para homens; e “Senhora Membra” para as mulheres que integram as referidas Academias.

O feminino membra também aparece em todas as nossas principais editoras e veículos de imprensa: por exemplo, n’O Globo: “…a doutora, membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia.”; na Revista Veja: “A comentarista independente Anne Gombel, professora francesa e membra da Sociedade Internacional da Menopausa…; no Estado de S. Paulo: “Guga também participou das homenagens a Jennifer Capriati, também nova membra do Hall da Fama“.

Também usam membra, entre outros, jornais e revistas como o Correio Braziliense, O Tempo, Revista Globo Rural, Revista Marie Claire, G1.com (Portal de Notícias da Globo), Revista GalileuRevista CriativaGazetaElPaísRevista Rolling Stone, Revista Leitura, etc.

Numerosos livros também trazem, exatamente como a obra que motivou a pergunta com que iniciamos este texto, a informação de que sua autora é membra de uma ou mais organizações relevantes para o tema tratado – não apenas no Brasil, mas também em Portugal: uma das autoras do Código do IVA e RITI descreve-se como “Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e membra do VAT Expert Group da União Europeia.”

A palavra membra também ocorre em outras publicações de Portugal, Angola e Moçambique.

Há ainda ocorrências de menções a “deputada membra do parlamento sueco“, ou a que “a Dinamarca é membra da União Europeia“, ou a que “a Caixa Econômica Federal é instituição membra da Administração Pública”, ou a que (neste caso há milhares de ocorrências) uma mulher é membra de uma igreja ou de uma congregação.

Encontramos ainda a palavra em publicações da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (“…é membra efetiva da Academia Brasileira de Letras (ABL)“) e da Universidade de São Paulo – USP (“Membra da Academia Brasileira de Letras, foi eleita em 27 de julho de 1989, na sucessão de Aurélio Buarque de Holanda“), bem como na Revista Acadêmica da Faculdade de Ciências do Recife.

Tudo isso – ainda que já não estivesse a palavra membra devidamente registrada no Vocabulário da Academia Brasileira de Letras e em dicionários como o brasileiro Houaiss e o português Priberam – seria já suficiente para declarar que, obviamente, estará errado qualquer um que, em pleno 2016, ainda afirme que “não existe a palavra membra”.

11 comentários sobre “Membra: o feminino de membro é membra – sim, membra existe em português: a membra, as membras

  1. Pingback: O problema do “português decoreba” dos cursinhos… | DicionarioeGramatica.com

  2. Membro se refere por exemplo a uma parte do corpo, sem distinção de sexo. Braço, perna, cabeça, etc. Membro não teria variação de gênero. Mesmo que se a palavra existisse, ficaria sem sentido algum, pois não se refere a pessoa e sim a situação a qual/pela qual/ local, etc., em que ela se encontra, trabalha, pertence ou atua, assim como inúmeras palavras que por estas e outras circunstâncias também não sofrem variação de gênero.
    Fico surpreso, mas talvez esta palavra no feminino seja usada para designar outra coisa não sei, mas fica sem sentido.
    Em Igreja por exemplo, se diz que a Maria, é membro da igreja, e membro do corpo de cristo por exemplo.
    Membro de um corpo, corpo de jurados, organização, igreja, etc.
    Não deixa de ser interessante o achado acima e digno de observação e estudo.

    Curtir

    • Prezado Juvenal, é isso mesmo que explicam o Dicionário Houaiss e o Dicionário Priberam – “membra” não se usa como feminino em todos os casos; usa-se, principalmente, com relação a pessoas reais – na definição do Houaiss, uma “membra” é uma “mulher que participa de um corpo social, político ou administrativo ou de um grupo”.

      Curtido por 1 pessoa

      • Membra? Pilota? Soldada? Presidenta? Vocês tão de zoa, né? “Presidenta” foi uma deturpação de uma “ignoranta” que, infelizmente, foi eleita sancionou, deturpando nosso idioma.
        Essas palavras são invariáveis, inventem a moda que quiserem! Principalmente a palavra “presidente” (e qualquer outra com sufixo “ante”, “ente” e “inte”). A contribuinta carenta é ambulanta. Tá “serto”!
        Feminino de soldado é soldada é? Vocês me matam de rir…
        Vou ter que procurar em um site sério, porque eu vim tirar uma dúvida (se existe a palavra “membra”) e saí com uma incerteza ainda maior! “Presidenta”… essa é boa!

        Curtido por 1 pessoa

        • Boa sorte achando algum site sobre essa sua língua. Aqui, falamos da língua de Machado de Assis (que escrevia “presidenta”), de Houaiss (que dicionarizou “membra”), entre outros. Boa sorte encontrando quem queira escrever sobre essa “sua” língua!

          Curtido por 1 pessoa

  3. Bom segundo foi escrito em comentários acima, além de membra, a palavra “soldada”existe como feminino da graduação de “soldado”, pergunta:E qdo essa pessoa é promovida será de “soldada” para “caba”?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s