Um tapa ou “uma tapa” na cara?

Sans titre

Resposta rápida: As duas formas estão corretas; embora no Sudeste e no Sul do Brasil se diga excluvisamente “um tapa”, no masculino, a verdade é que em Portugal, assim como em grande parte do Norte e do Nordeste do Brasil, a forma usada é “uma tapa”. Por essa razão, bons dicionários (como o Aurélio) indicam que ambas as formas são corretas: a tapa ou o tapa.

(Não estamos sequer considerando, é claro, a palavra espanhola tapa, cada vez mais usada em português – embora nesse caso, sempre no feminino – para designar pequenas porções de comida).

Focando-nos apenas na língua portuguesa e nas palmadas, nos golpes dados com a mão aberta: embora no Sul e no Sudeste do Brasil (o que inclui nossas duas maiores cidades, São Paulo e Rio de Janeiro) se fale em “uns tapas”, “o tapa”(“um tapinha nas costas”, “dar um tapa”), a verdade é que em grande parte do Brasil, sobretudo (mas não apenas) no Norte e no Nordeste, assim como em Portugal, diz-se”uma tapa”: “deu uma tapinha no braço do filho”, “levou umas tapas”, “ganhei umas tapinhas nas costas”.

Exemplos disso são a expressão “umas tapinhas nas costas”, nesta reportagem da Folha de Pernambuco, ou esta manchete do Correio Braziliense (principal jornal da capital, Brasília): OLP diz que projeto de colônias em Jerusalém é uma “tapa na cara” nos EUA.

Interessante também é o relato do professor Pasquale, consultor de língua portuguesa da carioca Rede Globo e do jornal Folha de S.Paulo, que relatou certa vez que, ao viajar a Belém do Pará, parado numa fila, ouviu uma mulher falando a outra que alguém dera “uma tapa” em outro alguém. “E eu, que sempre ensinara que ‘tapa’ podia ser palavra masculina ou feminina – como está nos dicionários! – finalmente descobria que aquilo era real, e não mera maluquice de gramáticos“, concluiu o professor à época.

8 comentários sobre “Um tapa ou “uma tapa” na cara?

  1. Pingback: O lhama ou a lhama, um lhama ou uma lhama? | DicionarioeGramatica.com.br

    • As duas formas estão corretas; no Sudeste e no Sul do Brasil se diz “um tapa”, no masculino; mas em Portugal, assim como em grande parte do Norte e do Nordeste do Brasil, o que se diz é “uma tapa”. Por essa razão, bons dicionários como o Aurélio indicam que ambas as formas são corretas: a tapa ou o tapa.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Olha, nasci e fui criado em Brasília e nunca ouvi falarem no feminino. Acho curioso encontrar assim no Correio Braziliense. Mas faz sentido termos na cidade as duas formas devido à nossa grande mistura nordestina e sudestina.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s