Depois do panelaço, o tuitaço

Depois de tuíte e tuitar, mais uma para a série “palavras que faltam nos dicionários” (mas sobram na vida real): tuitaço.

O Priberam registra, e bem, panelaço: diz ser palavra do português brasileiro, que significa “Manifestação em que se batem panelas ou outros utensílios metálicos para protestar, geralmente por motivos políticos ou sociais”.

Falta, agora, que qualquer Dicionário registre a análoga tuitaço, a manifestação feita pela publicação maciça de tuítes, igualmente “para protestar, geralmente por motivos políticos ou sociais”.

A palavra ganhou popularidade nacional no segundo semestre de 2010, durante as campanhas presidenciais brasileiras: o portal Terra afirmava que “Marina Silva foi pioneira ao promover tuitaços“, enquanto O Globo,  em 18/08/2010, destava que o então candidato à presidência Plínio de Arruda comemorava o êxito de seus tuitaços.

Em 2011, a Folha de S.Paulo já trazia a manchete “Acuado, Obama faz tuitaço antioposição“, enquanto O Globo trazia “Depois de tuitaço contra violência, alunos da UFF querem protestar na rua” e O Estado de S. Paulo, “Campanha pede tuitaço para forçar deputados a aprovarem 10% do PIB para a educação“.

Desde então, a palavra não saiu da imprensa – sempre com picos de popularidade em momentos eleitorais, quando o uso dos protestos virtuais crescia – como nas eleições presidenciais de 2014, quando, segundo a Revista Exame, o “PT convoc[ou] tuitaço durante programa eleitoral do PSDB” e, segundo O Estado de S. Paulo, a “Primeira guerra de tuitaços na história das eleições brasileiras anim[ou] a tarde de [uma] sexta-feira“.

Em 2015, a popularidade continua: “Em meio a protesto, tuitaço a favor de Dilma vira destaque na web“; “Cunha é alvo de tuitaço ao ser denunciado“;  “Tuitaço em protesto à classificação da Venezuela como ameaça aos EUA domina Twitter mundial“.

Já seria tempo, portanto, de termos “tuitaço” no Aurélio, no Houaiss, no Priberam, etc.

Atualização: Registramos com alegria que, logo após esta postagem, o Priberam acolheu a palavra tuitaço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s