Chica ou Xica da Silva? O certo é Xica ou Chica da Silva?

Untitled

A imprensa brasileira hoje noticia que o corpo de Chica da Silva, famosa personagem histórica, será exumado. Mas não era “Xica da Silva”, com “x”, que se escrevia? (Resposta rápida: Não, o correto é mesmo Chica da Silva, com “ch”.)

A grafia correta dos apelidos (ou alcunhas) “Chico” e “Chica”, formas abreviadas de “Francisco” e “Francisco”, é com “ch”, e não com “x” – mantendo-se os “cês” do nome original.

A confusão advém do fato de que a telenovela, lançada em 1996, que tinha a escrava alforriada Francisca da Silva como protagonista de fato chamou-se “Xica da Silva” – da mesma forma que o filme de mesmo título lançado em 1976, bem como, ainda, o livro homônimo, que inspirou ambas as produções.

Embora o livro, o filme e a novela tenham inventado e disseminado a grafia com “x”, não apenas gramáticas, mas também historiadores desprezam a grafia com “x”: em 2003, a pesquisadora Júnia Furtado, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lançou “Chica da Silva e o Contratador dos Diamantes”, em que se propôs a “desconstruir os mitos” criados em torno dessa figura histórica. A obra motivou artigos na imprensa à época, como a resenha “Chica da Silva sem X” e artigo na Folha de S.Paulo: “A autora desconstrói a sedutora Xica com “x” que teria reinado no arraial do Tejuco no século 18“.

Em 1953, Cecília Meireles, em seu “Romanceiro da Inconfidência”, citava a personagem na correta grafia: “Que andor se atavia naquela varanda? É a Chica da Silva: é a Chica-que-manda!“.

A grafia correta (tanto do ponto de vista gramatical quanto histórica) já era, ademais, encontrada no início do século passado e no retrasado – conforme as menções a “Chica da Silva” encontradas por nossa equipe na edição de 1930 da “Revista do Instituto geographico e historico da Bahia“; no livro “Historia do Brasil“, de 1911; e na obra “Ephemerides Mineiras”, lançado pela Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais em 1897.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s