O certo é “dignitários”, não “dignatários”

Ao tratar da Conferência da ONU sobre mudança do clima, que terminou ontem em Paris, a Folha de S.Paulo comentou que “Manter o encontro [mesmo após os ataques de terroristas do Daexe no Bataclã] tornara-se questão de honra para o governo do socialista François Hollande, e mais de 150 dignitários acataram seu chamado.

Dessa vez, nenhuma ressalva à Folha – que, muito corretamente, grafou dignitários, como é o termo tradicional em português. Um dignitário é uma alta autoridade.

A palavra vem de dignidade – e tem correspondente no inglês dignitary, no francês dignitaire, entre outros. A única exceção – em que a palavra começa por “digna-“, não por “digni-“, é a língua espanhola, em que se diz “el dignatario“, “los dignatarios” (sem acentos).

Por influência do espanhol (cujos falantes adoram essa palavra), vem-se ouvindo cada vez mais, no Brasil, a mistura “dignatário“. É um erro: o termo genuinamente português, recomendado por todos os nossos gramáticos e constante há séculos de todos nossos dicionários, é mesmo dignitário, plural: dignitários.

3 comentários sobre “O certo é “dignitários”, não “dignatários”

    • O certo é signatário. Segundo o Priberam, a etimologia é esta (vejamos o que nos diz a respeito o DicionárioeGramática):

      sig·na·tá·ri·o
      (latim signatus, -a, -um, particípio passado de signo, -are, assinalar, distinguir + -ário)
      adjetivo e substantivo masculino
      Que ou aquele que assina um documento, carta, recibo, etc.

      “signatário”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://priberam.pt/dlpo/signat%C3%A1rio [consultado em 07-04-2017].

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s