Ogã, autoridade na umbanda e no candomblé

ogc3a3s
No Correio Braziliense de hoje: “Representantes de religiões de matrizes africanas denunciaram mais um ataque de intolerância contra símbolos sagrados. Um grupo de três pessoas tentou arrancar o cajado da estátua de Oxalá na Praça dos Orixás. O ato de vandalismo acontece dias antes de uma das mais importantes comemorações dos praticantes.
Na reportagem, o jornalista conversa com uma autoridade religiosa local, usando duas grafias diferentes para o cargo do entrevistado – ambas grafias errôneas (oganógan).
Ogã, substantivo masculino, era definido já meio século atrás, por Aurélio, como “título honorífico de protetores de candomblés, de templos umbandistas, etc.“. Segundo Houaiss, os ogãs são aqueles que “protege a casa de culto” e presta serviços relevantes à comunidade religiosa, na umbanda, no candomblé e em outras religiões de matriz africana.
A palavra ogã (que vem das línguas jeje e ioruba, onde significa “chefe”) deve ser escrita, naturalmente, com “-ã”, e não “ogan” – porque a terminação “-an” não ocorre em português. A esse respeito, vide a resposta anterior sobre as grafias de Butantã, Bataclã, cancã, Irã, clã, etc.
Houaiss traz ainda várias locuções que incluem a palavra ogã:

ogã beré: o último ogã a ganhar esse título, entre os seus pares

ogã colofé: na umbanda, título e cargo imediatamente abaixo do chefe da casa; tem a função de dirigir cerimônias, sacrificar animais, etc.

ogã de atabaque (ou ogã de calofé, ou ogã de tambor, ou ogã ilu): chefe dos tocadores de atabaque

ogã de altar: peji-gã (auxiliar do chefe do terreiro de candomblé ou rito afim, responsável pela conservação, limpeza e ornamentação do peji (altar) e do barracão, assim como pela organização das festas públicas)

ogã de faca:  axogum (ogã que sacrifica ritualmente os animais votivos)

ogã de terreiro: no candomblé, título e cargo de auxiliar do chefe do terreiro na realização das festas públicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s