Dente: siso ou ciso? Siso, que quer dizer juízo

Cisos ou sisos? Os últimos dentes de cada canto, em cima e embaixo da boca, que em geral só nascem na fase adulta, são chamados de sisos, ou “dentes do siso”. Siso quer dizer juízo, bom senso. Daí, inclusive, a expressão popular:  Muito riso, pouco siso – isto é, pouco juízo, pouco senso.

Sabendo que “siso” é sinônimo de “bom senso”, “juízo”, fica mais fácil entender por que os dentes do siso são chamados, em inglês, de wisdom teeth, “dentes da sabedoria”, e em espanhol, são os dentes “del juicio” (do juízo).

O nome dos dentes (os últimos quatro a nascer, um em cada extremidade das arcadas dentárias – dois em cima, dois embaixo) vem do fato de que eles costumam nascer apenas quando a pessoa já está no fim da adolescência – ou seja, quando, em tese, a pessoa deveria “criar juízo”. Daí, “dentes do juízo”; como siso é sinônimo de juízo, “dentes do siso”.

Para nunca mais errar a grafia (“é com c? Ciso? Ou siso?”), basta lembrar também que a palavra “siso” é etimologicamente ligada a “senso”. Assim, dentes do siso, ou sisos, sempre com “s”.

Um comentário sobre “Dente: siso ou ciso? Siso, que quer dizer juízo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s