O certo é “statu quo”, não “status quo”

pict

A expressão latina statu quo significa “o estado atual das coisas”, “a situação em que as coisas se encontram”. Na expressão original em latim, a primeira das duas palavra escreve-se “statu“. Por influência da palavra “status“, porém, a expressão acabou se popularizando como “status quo” nos países de língua inglesa. Essa forma, porém, é incorreta: a Academia Brasileira de Letras, assim como todos os dicionaristas portugueses (e a Real Academia Espanhola e a Academia Francesa de Letras) mandam escrever statu quo, sem o “s” final.

É usada em expressões como: “manter o statu quo” (manter as coisas como elas estão; não mudar nada), “preservar o statu quo” (mesmo sentido), “defender o statu quo“, etc., ou, em sentido contrário: “mudar o statu quo” (revolucionar; mudar o estado atual; mudar a situação atual), “alterar o statu quo“, “estremecer o statu quo“.

Popularizou-se pela expressão usada na diplomacia do pós-guerra: in statu quo ante bellum – finda a guerra, as fronteiras deviam voltar exatamente ao  “estado em que as coisas estavam antes da guerra”.

Os dicionários Aulete (ver aqui), Priberam, Porto e os da Academia Brasileira de Letras somente registram a forma correta, statu quo. O dicionário Houaiss traz também a popular status quo, mas remete-a para a correta statu quo, em que explica que a versão deturpada se popularizou por meio do inglês. Mesmo as demais língua neolatinas, porém (como o italiano, o espanhol e o francês) são taxativas: a forma correta é statu quo.

Um comentário sobre “O certo é “statu quo”, não “status quo”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s