Francês, nova ortografia: le “week-end” vira le “weekend”

IMG_5535-534x462

Não foi só a língua portuguesa que aprovou em 1990 uma nova ortografia: 26 anos atrás, França, Bélgica e o Quebeque aprovaram uma reforma ortográfica que, exatamente como a nossa, apenas agora passa a ser obrigatória – e que, lá como cá, está causando polêmica.

Os franceses e francófonos não têm muito com que se preocupar, porém – as mudanças são poucas e visam, lá como aqui, a simplificar a ortografia. A palavra cebola, por exemplo, escrevia-se há séculos “oignon” (sim, é do francês que vem a forma inglesa, onion), embora esse “i” já não fosse pronunciado: simplesmente se cortou o “i”.

Com exceção da cebola, a palavra mais usada em francês que vai ter sua grafia modificada é certamente le week-end – o fim de semana, que agora passa a escrever-se weekend, tudo junto – como em inglês, por coincidência. Eis uma lista das principais mudanças:

  • Oignon  vira « ognon »
  • Chauve-souris  vira  « chauvesouris »
  • Asseoir  vira  « assoir »
  • Nénuphar   vira  « nénufar »
  • S’entraîner   vira  « s’entrainer »
  • Maîtresse   vira  « maitresse »
  • Coût   vira  « cout »
  • Paraître   vira  « paraitre »
  • Mille-pattes   vira  « millepattes »
  • Porte-monnaie   vira  « portemonnaie »
  • Des après-midi   vira  « des après-midis »

Como se depreende dos exemplos acima, grande parte das mudanças advém da supressão de hifens: a centopeia, que em francês chamava-se “mille-pattes“, “mil-patas”, passa a ser “milpatas”, e uma carteira – lá chamada porta-moedas – vira, de forma mais simples, um portamoedas.

O plural dos nomes compostos com verbo (que, como em português até hoje, lá causava muitas dúvidas e erros) também foi completamente resolvido: no singular, sem “s”; no plural, com “s”. Por essa lógica, teríamos um “conta-gota” e um “abre-lata”, com “conta-gotas” e “abre-latas” sendo apenas as formas no plural.

A mudança mais significativa (segundo estimativas, até 5% das palavras da língua serão afetadas) deve ser a supressão do acento circunflexo das letras u: há várias palavras francesas que, por razões etimológicas, levam o acento circunflexo, mas, enquanto â, ê e ô representavam fonemas diferentes de a, eo, o acento já não representava nenhuma mudança de pronúncia no î e no û – por isso, foram cortados os î û de palavras como maîtresse (professora) e coût (o verbo “custar”, em Combien ça coûte ? Quanto custa?). Interessante notar que, nisso, aproximam-se da língua portuguesa.

Apesar de ser pequena a reforma, já há, como sempre, os indignados: a hashtag número 1 nas redes sociais na França já é #JeSuisCirconflexe.

A lista (em francês) com o que muda e o que não muda pode ser acessada aqui.

Untitled

3 comentários sobre “Francês, nova ortografia: le “week-end” vira le “weekend”

  1. O plural dos nomes compostos com verbo (que, como em português até hoje, causava muitas dúvidas e erros em francês) também foi completamente resolvido: no singular, escreve-se sem “s”. No plural, com “s”. Por essa lógica, teríamos um “conta-gota” e um “abre-lata”, com “conta-gotas” e “abre-latas” sendo apenas as formas no plural.

    Curtir

  2. Oignon vira « ognon »
    [Week-end vira « weekend »]
    Chauve-souris vira « chauvesouris »
    Asseoir vira « assoir »
    Nénuphar vira « nénufar »
    S’entraîner vira « s’entrainer »
    Maîtresse vira « maitresse »
    Coût vira « cout »
    Paraître vira « paraitre »
    [Week-end vira « weekend »]
    Mille-pattes vira « millepattes »
    Porte-monnaie vira « portemonnaie »
    Des après-midi vira « des après-midis »
    Não te pasaches um chisco co de “weekend”.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s