“Site” em português: um saite (ou sítio)

saite

Demorou, mas chegou: a grafia aportuguesada saite (aportuguesamento de site ou website) finalmente entrou nos dicionários de português. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa já traz saite:

saite
(inglês site)
substantivo feminino
[Informática]  Página ou conjunto de páginas da Internet com informação diversa, acessível através de computador ou de outro meio eletrônico. 

“saite”, em Dicionário Priberam da Língua Portuguesa,
http://www.priberam.pt/dlpo/saite [consultado em 10-02-2016].

Achou feio? Ninguém é obrigado a usar a nova palavra. Quem preferir pode continuar usando sinônimos como “portal”, “página” ou “sítio” – ou, ainda, continuar a usar a grafia estrangeira, desde que se lembre de que, como todo estrangeirismo, nesse caso a palavra deve ser grafada em itálico ou vir acompanhada de aspas: site ou ‘site’.

Entre aqueles que já usavam a grafia saite estão dois professores e literais mestres em língua portuguesa, Maria Tereza Piacentini (ver aqui), da Universidade Federal de Santa Catarina, e Carlos Moreno (ver aqui), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Também já usam saite: o Portal do Consumidor, página do governo brasileiro (ver aqui); o próprio Ministério da Cultura; o Jornal do Comércio; o portal UOL, O Globo (e, ocasionalmente, o Estadão e a Revista Veja), além de Tribunais estaduais, do Ministério Público, de prefeituras, Câmaras Municipais, a Polícia Militar e cada vez mais saites – como este, que noticiou que o governo do Irã lançou saite de relacionamentos para incentivar casamentos.

aaeaaqaaaaaaaaq0aaaajdq5ytcxntnjlwjkmmmtndljny04otkwlwu2yzcxy2u5zdqyoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s