Vírus da zica reage contra o Zika virus

Untitled

Se ainda não leu, clique aqui e leia uma detalhadíssima explicação de por que o nome da doença e do vírus que vêm dominando as manchetes em todo o mundo só pode ser, em português, zica, e não Zika, forma inglesa. O bom é ver que a construção portuguesa (“vírus da zica”, em oposição à ordem inglesa, “Zika vírus”, e em oposição à grafia estrangeira, com “k” e inicial maiúscula) finalmente começa a ganhar popularidade:

O Correio Braziliense, por exemplo, começou a se referir, corretamente, à doença com a grafia aportuguesada por nós defendida: zica. Também já usaram a forma zica O Estado de Minas e O Povo, entre outros. E, ainda mais importante: além do Dicionário Priberam, que já registrava zica na forma aportuguesada desde o ano passado, o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (clique aqui para ver) também acaba de incluir a palavra zica:

zica

nome masculino

arbovírus do género Flavivirus, da família Flaviviridae, que se transmite pela picada de mosquitos do tipo Aedes


nome feminino

doença infeciosa, causada por este vírus, geralmente de evolução benigna,com sintomas idênticos aos da dengue ou da chicungunha mas mais leves (febre, cefaleia, dores articulares, conjuntivite, fotofobia e erupção cutânea), cujo perigo radica na sua provável associação à microcefalia em fetos de mães infetadas
De Zika, topónimo, «floresta do Uganda»
zica in Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2016. [consult. 2016-02-10]. Disponível na Internet: http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/zica

4 comentários sobre “Vírus da zica reage contra o Zika virus

  1. Pingback: Em português é vírus zica ou vírus da zica, não “Zika virus” | DicionarioeGramatica.com

    • Pode ter a ver com o fato de que há duas semanas enviei correspondência com o texto do artigo original (“Zika virus não faz sentido em português: em português, só pode ser “o vírus da zica” (como o vírus da dengue, etc.)”) à equipe de jornalismo da Rede Globo (e ao Correio Braziliense, e à Folha, Estadão, etc.). Mas não mandei nada ao SBT, Record ou Band…

      Curtir

      • Fica a dica então. Pode ser que surta efeito. E seria ótimo, porque até dói nos ouvidos ter que ouvir o tal do “Zika vírus” depois que se tem conhecimento do absurdo linguístico…

        Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s