Qual o maior dicionário de português?

grande-dicionario-da-lingua-portuguesa-12-volumes-13998-MLB138292816_8343-O

Quantas palavras tem no dicionário? Quantas palavras há nos dicionários
Qual o maior dicionário da língua portuguesa? Para saber quantas palavras tem cada um dos principais dicionários brasileiros e portugueses, clique aqui.

image_thumb5b95ddicionario-da-lingua-portuguesa-laudelino-freire-1957-5-vol-229211-MLB20511396991_122015-FDicionrio-Ilustrado-da-Academia-Bras-de-Letras-Edio-20150127164911

image (2)  image20-20cc3b3pia-thumb-600x813-9099dicionario-universal  14905

Clique aqui para descobrir quantas palavras tem cada um dos principais dicionários da língua portuguesa.

7 comentários sobre “Qual o maior dicionário de português?

  1. Ter maior número de palavras não significa ser maior. O Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa é bem maior do que, por exemplo, o Dicionário da Porto Editora. O que acontece é que o primeiro aposta muito nas abonações (bastante enriquecedor, na minha opinião), aumentando a dimensão dos verbetes.

    Curtido por 1 pessoa

    • É verdade, Mário. Tanto que fizemos essa mesma ressalva honrosa ao dicionário da Academia das Ciências, na publicação anterior, sobre o número de verbetes de cada dicionário: “[com 70 mil verbetes,] Embora aparentemente “pequeno”, [o dicionário da Academia de Lisboa] é volumoso (são dois grandes tomos) e foi o primeiro dicionário da história da língua elaborado com base num córpus – isto é, as palavras que dele constam foram escolhidas não aleatoriamente, da “cabeça” do dicionarista, mas de um levantamento profissional que listou todas as palavras efetivamente mais usadas na língua”. Já o Michaelis, por outro lado, embora tenha muito mais verbetes, é bem mais fino, por ser quase lacônico nas definições. Mas tanto numa quanto noutra interpretação, o maior segue sendo o Moraes, décima edição – é o maior tanto em número de verbetes quanto (e sobretudo) em tamanho/volume físico.

      Curtir

    • Infelizmente, nunca conseguimos pôr as mãos num exemplar do Grande Dicionário de Machado. Aqui no Brasil se acham, com certo esforço, o Dicionário Onomástico e o Dicionário Etimológico de José Pedro Machado, mas o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, jamais – e não foi por falta de muita tentativa, em todas as bibliotecas e livrarias. Agradecemos de antemão se algum leitor tiver acesso à obra e puder nela encontrar alguma informação útil – número de vocábulos, ou ao menos o número de páginas…

      Curtir

    • Uma pergunta: você por acaso tem à mão (ou conseguiria vir a pôr mãos) num Grande Dicionário de J. P. Machado? Se sim, far-nos-ia o imenso favor de ver se, na introdução, o autor menciona o número de verbetes definidos? Em caso positivo, poderíamos enfim incluir o português Machado na contagem geral, que acabamos de transformar numa publicação fixa da página.

      Curtir

  2. Pingback: História dos dicionários e vocabulários e cronologia da ortografia da língua portuguesa | DicionarioeGramatica.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s