Não nos esqueçamos de gelinho, flau, laranjinha e chope

chups
Previamente, comentamos o fato de os dicionários brasileiros estranhamente não registrarem a palavra dindim – que é, muito bem, registrada pelo português Priberam -, nem no sentido de dinheiro (bufunfa, pratas, pilas, cascalho, etc.), nem no sentido desse refresco congelado aí da foto acima – que recordamos ser também chamado, em diferentes partes do Brasil, geladinho sacolé.

Leitores e leitoras escreveram-nos desde então para “reclamar” do fato de termo-nos “esquecido” de mencionar os nomes usados em suas respectivas regiões.

Como mostra a série de respostas à consulta, abaixo – e corrigidas as grafias -, há, além das já dicionarizadas geladinho (usado na Região Sul e em parte de SP), sacolé (no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul), dindim (típico de Brasília e do Norte e Nordeste) e refresco (em Mato Grosso), as seguintes formas, também usadas de forma significativa em diferentes partes deste país-continente que é o Brasil:

  • gelinho (usado na cidade de São Paulo),
  • flau (nas regiões Nordeste e Norte),
  • laranjinha (em Goiás e interior de Minas Gerais),
  • chupe-chupe (Santa Catarina, Minas Gerais e litoral de São Paulo) e
  • chope (usado no Pará).

Confira o resultado da enquete:

50y4j2

19 comentários sobre “Não nos esqueçamos de gelinho, flau, laranjinha e chope

  1. juju (no interior do estado de São Paulo),

    Eu sou do interior do estado de São Paulo e nunca vi juju nem entenderia de que se trata. Do jeito que está escrito, imagina-se todo o interior, que é bem grande, não algumas partes dele. As palavras que já vi na minha cidade, Botucatu – SP, são geladinho e chupe-chupe (muitas vezes escrito chup-chup).

    Curtido por 1 pessoa

    • Correto, Luciano. Juju parece restrito à região de São José do Rio Preto. Como não seria possível registrar todas as variantes, inclusive aquelas de uso restrito a uma ou poucas cidades, retiramos a menção a essa forma – mas entendemos que outras formas, como flau, chupe-chupe (nessa grafia, “corrigida”), e possivelmente também laranjinha e chope, deveriam ser dicionarizadas. Vejamos se o serão.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s