Quem nasce em São Petersburgo é…

st-petersburg-palacio-perterhof-passeio-lua-de-mel

Recebemos recentemente duas perguntas de mesmo teor: “Quem nasce em São Petersburgo é o quê?” e “Os habitantes de São Petersburgo são chamados como? Em outras palavras: qual o gentílico da cidade russa de São Petersburgo?

Resposta: Quem nasce em São Petersburgo é petersburguês; o gentílico da cidade russa de São Petersburgo é petersburguês: assim, pode-se falar da noite petersburguesa, de igrejas petersburguesas e de edifícios petersburgueses.

Gentílico é o adjetivo e substantivo relativo a uma localidade; assim, o gentílico de Lisboa é lisboeta; o do Rio de Janeiro é carioca; o do Egito é egípcio e o do Cairo é cairota, etc.

Nem toda grande cidade não lusófona do mundo tem um gentílico consagrado em português; a antiga capital imperial da Rússia, São Petersburgo (Sankt-Peterburg em russo, chamada Leningrado de 1922 até o fim da União Soviética, em 1991), felizmente o tem: petersburguês é a forma unanimemente acolhida, há décadas, pelos vocabulários do Brasil e de Portugal (de que é um exemplo o VOLP, da Academia Brasileira de Letras, disponível aqui).

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s