Quantos falantes de português existem?

1acc-mapa-mc3bandi-dos-pac3adses-da-cplp

A língua portuguesa é a sexta língua mais falada no mundo. As cinco línguas mais faladas são, em ordem: 1. chinês; 2. espanhol; 3. inglês; 4. híndi; 5. árabe.
Quantas pessoas falam a língua portuguesa no mundo? Quantos lusófonos existem?
O português é hoje falado por mais de 255 milhões de pessoas em todo o mundo.

Somados apenas os quatro maiores países lusófonos, já somos mais de 250 milhões:

  • Brasil:   210 milhões (virtualmente todos os mais de 207 milhões de habitantes do Brasil, aos quais se somam os mais de 3 milhões de brasileiros no exterior)
  • Angola:   18 milhões de lusófonos (segundo o último censo angolano, falam português mais de 70% da população de 25,7 milhões – mas menos de 50% como primeira língua)
  • Portugal:   14,5 milhões (10 milhões em Portugal + 4,5 milhões de portugueses no estrangeiro)
  • Moçambique:   12,5 milhões de lusófonos (50% da população de 25 milhões é proficiente em português, embora menos de 10% o tenham como língua materna)

Os cabo-verdianos, por sua vez, somam cerca de 1 milhão de falantes: embora a língua materna de toda a população seja o crioulo, todos os cabo-verdianos falam o português – o que inclui, além dos 500 mil habitantes de Cabo Verde, outros 500 mil cabo-verdianos espalhados pelo mundo.

São, portanto, 255 milhões de lusófonos vindos dos cinco maiores países da lusofonia.

Além desses 255 milhões vindos de cinco países, há ainda: 250 mil lusófonos na Guiné-Bissau (15% da população do país); todos os 190 mil habitantes de São Tomé e Príncipe (metade deles como língua materna); e 100 mil lusófonos em Timor-Leste (menos de 15% da população timorense). A Guiné Equatorial, embora tenha decretado o português como uma de suas línguas oficiais em 2009, não tem população nativa lusófona – a língua mais falada no país é o espanhol.

Além da população dos países oficialmente lusófonos, há ainda as antigas comunidades portuguesas encravadas em outros países, onde se estima haver:

  • Macau (China): 12 mil falantes de português (2% da população de 600 mil)
  • Damão e Diu (Índia): entre 4 mil e 10 mil falantes de português
  • Goa (Índia): menos de 4 mil falantes de português
  • Malaca (Indonésia): 2,2 mil falantes de português

5 comentários sobre “Quantos falantes de português existem?

  1. Somaram os portugueses fora de Portugal (e os brasileiros, para disfarçar), mas não os angolanos e moçambicanos fora dos seus países, apenas para pouparem os nossos corações dessa tragédia que esses números escancaram: já há mais falantes do Português no Brasil, em Angola e em Moçambique que em Portugal. E ainda queremos mandar na língua ou supor que as nossas regras, a nossa pronúncia quase incompreensível e a nossa grafia é que são a que devem seguir…

    Curtir

    • Custa-me crer que fosse para você uma surpresa e uma novidade que “já” houvesse mais falantes de português fora que dentro de Portugal, porque, no Brasil, exceto o período anterior à reforma pombalina, que proibiu o uso da língua geral e tornou obrigatório o português, há uns quase 200 anos que são mais numerosos os falantes nativos do português que os existentes em Portugal.
      O seu comentário dá a entender que isso fosse diferente até há uns poucos anos; que, até há uns poucos anos, o número de falantes nativos do português fora de Portugal fosse menor que o de portugueses; como se, até há poucos anos, fosse outra que não o português a língua mais falada no Brasil. Já em 1970 eram 90 milhões os brasileiros, que não falavam outra língua que não o português, à exceção de umas dezenas, quando muito, centenas de milhares de indígenas, de descendentes de italianos e alemães etc.

      Curtir

  2. Pois eu fiquei surpreso no “sentido” oposto – sempre achei que naturalmente os países africanos lusófonos, enormes como são, tinham muito mais falantes de português que Portugal. Acabei de descobrir, com esse post de hoje, que em nenhum país além de Brasil e Portugal o português é língua materna da maioria da população. E mesmo contando os que falam português mas como segunda língua, só em dois países a grande maioria da população entende o português (São Tomé e Cabo Verde); nos dois grandes, só pouco mais de metade da população entende português (Angola e Moçambique); e em dois dos países “fundadores” da CPLP, só 15% da população falam português (Timor e Guiné). A lusofonia está pior do que eu pensava…

    Curtir

    • O PORTUGUES DE PORTUGAL E OBVIAMENTE A MATRIZ DA LINGUA O INGLES TEM VARIOS PAISES MAIS POPULOSOS QUE O REINO UNIDO E COM MUITO MAIS DIFERENÇAS LINGUISTICAS NO ENTANTO NUNCA HOUVE NEM HA QUALQUER ACORDO ORTOGRAFICO ENTRE ELES A MATRIZ E O INGLES DE INGLATERRA. SEM FECHARMOS O ADICIONAMENTO DE PALAVRAS NOVAS O QUE ACONTECE COM QUALQUER LINGUA VIVA.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s