Chota é uma coisa, xota é outra

1780181_602862556475282_867243970_oUm leitor português pergunta: “Logo no início – na secção de ortografia – das boas gramáticas portuguesas, ensinam-nos que as palavras de origem indígena, árabe ou africana se escrevem com x, e não com ch. Então porquê na vossa secção de palavras do português de Angola, escrevem «chota» com «ch»? É só para não confundirem com a outra «xota»?

Excelente pergunta. Efetivamente, no Brasil, “xota” são as partes íntimas femininas. Já em Angola, uma “chota” é o nome dado a um “espaço circular, coberto de capim e aberto lateralmente” que serve para reuniões formas e informais. Mas, se as boas gramáticas dizem que as palavras africanas se escrevem com “x” (e isso só dizem as boas, já que as ruins nada se arriscam a dizer sobre regras de ortografia), por que chota, palavra de um país africano que é Angola, se escreve com “ch”? Erro? Incongruência?

Nada disso. O fato é que as gramáticas que dizem simplesmente que o “x” se usa nas palavras africanas – e ponto – estão a simplificar muito a coisa. A regra correta – que não se acha em nenhuma gramática dessas de hoje, mas se lê nos bons e velhos tratados de ortografia  (e, é claro, aqui no DicionarioeGramatica.com, como já explicáramos na postagem sobre Marraquexe) – é que em português se usa a letra xis (e não o dígrafo ch) para grafar o som chiado “sh” (/ʃ/, no alfabeto fonético internacional – a consoante fricativa palatoalveolar surda, em termos técnicos) nos aportuguesamentos de palavras de línguas que não usam o nosso alfabeto – o que inclui, portanto, as palavras de origem africana, árabe, hebraica, persa, tupi e turca.

Já o dígrafo “ch” é usado, em aportuguesamentos, para representar o som “tsh” ou “tch” ou “tx” (ou seja: /tʃ/, no alfabeto fonético internacional). É interessante notar que o dígrafo “ch” ainda conserva esse som de “tch” em espanhol, em galego e mesmo, dialetalmente, no português falado em partes de Portugal (por exemplo, partes do Norte) e do Brasil (por exemplo, partes dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

O dígrafo “ch” só representa em aportuguesamentos um som original chiado (/ʃ/) em palavras em que, vindas de línguas que usam o nosso alfabeto, já aparecia o “ch” – como é o caso de palavras vindas do francês (língua em que o som  /ʃ /  se escreve “ch”) e do alemão (em que o som  /ʃ /  se escreve “sch”).

E, voltando à palavra chota: essa palavra angolana, como nos ensina o Dicionário da Porto Editora (de longe, hoje, o melhor e mais confiável dicionário para português africano), vemos que a “chota” dos angolanos vem de tyiota, de uma língua bantu. Isso explica, portanto, a grafia: tyiota só poderia dar “chota”, não “xota”, coerentemente com as regras ortográficas da língua portuguesa – tão pouco lembradas hoje em dia.

6 comentários sobre “Chota é uma coisa, xota é outra

  1. Este site é muito bom. Fui reler todas as gramáticas que tenho em casa – de Cunha, Bechara, Paschoal Cegalla, Pasquale, you name it, e nenhum deles domina ortografia como quem quer que escreva estas postagens. Continuem!

    Curtido por 2 pessoas

    • Supostamente é o mesmo caso que os demais desta postagem, Jean: há controvérsia quanto à origem do nosso “cochilo”, mas, como aponta Houaiss, o português José Pedro Machado acredita que venha de do verbo (o)kutchila, regionalismo de Benguela (Angola). Sendo isso correto, fica perfeitamente explicado o “ch” em vez de “x” na palavra portuguesa.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Sharia: em português, xaria (e não *charia) | DicionarioeGramatica.com

  3. CONVITE
    Convido todos os meus amigos, entre os quais, aqueles que são contra o acordo ortográfico, a seguir a página da proposta para a nova ortografia da língua Portuguesa, e não só.
    AVKD?
    O que é?
    É uma proposta para um novo ABECEDÁRIO.
    A+V+K+D+E+F+G+H+J+L+M+N+O+P+R+S+T+U+X+Y+Z *
    Regra Principal = Escrever como se fala.
    https://www.facebook.com/jslavkd/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s