“Becape” e “becapear”: existir, existem…

nina-tambem-ignorou-uma-regra-basica-do-backup-alem-de-fazer-mais-de-uma-copia-dos-arquivos-e-em-midias-diferentes-e-preciso-deixa-los-em-locais-diferentes-mas-ela-entregou-as-ambas-copias-para-as-1348185623580_615x47

Um leitor pergunta-nos se existe já um aportuguesamento de back-up, também escrito backup, que em informática se refere ao ato de salvar um cópia extra de arquivos importantes fora do ambiente usual de trabalho, por segurança.

A resposta simples é: sim, existe; o Dicionário Houaiss já traz o substantivo aportuguesado becape. Se repararem, fez-se, nesse caso, analogia com aportuguesamentos criados no século passado, como checape (de check-up ou checkup) e picape (de pick-up ou pickup).

O Dicionário Houaiss foi ainda além e já incluiu, entre suas palavras, os verbos becapar becapear, e até os particípios becapado becapeado.

Mas ainda que estejam no dicionário: precisamos dessas palavras?

Na nossa opinião, não. Como diz a sucinta definição do Houaiss, um becape nada mais é que uma cópia de segurança.

3 comentários sobre ““Becape” e “becapear”: existir, existem…

  1. Já que se trata de aportuguesamentos de palavras inglesas da área de informática, que me dizem de “acessar”, em lugar de “aceder”? Já rendeu polêmicas no Ciberdúvidas: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/os-verbos-aceder-e-acessar/12066.

    Eu não diria “aceder a um sítio”, para não ser taxado* de pedante, mas, como não gosto de “acessar”, digo “visitar uma página de internet”.

    *Antes que algum visitante desavisado me corrija, é “taxado” mesmo, que pode ser usado tanto para qualificar positiva quanto negativamente alguém, ao passo que “tachado” só se usa quando se vê “tacha” (mancha, defeito, nódoa) em alguém.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s