“Saruê” significa gambá

maxresdefault

Por causa da nova novela das 9, muita gente tem perguntado o significado de saruê. Saruê é simplesmente um dos nomes pelos quais é conhecido, no Brasil, o animal das fotos acima e abaixo: o nosso gambá brasileiro (também chamado sarué, sarigüê, sarigüeia ou timbu).

Os saruês são marsupiais – isto é, como no caso dos cangurus, as fêmeas dos saruês carregam seus filhotes em uma bolsa no ventre, do nascimento até os primeiros meses de vida. São selvagens, não domesticáveis e podem morder se sentirem ameaçados.

hqdefault

24 comentários sobre ““Saruê” significa gambá

  1. Mas não é só nome do gamba não. Saruê também é a espiga do milho com poucos grãos e também popularmente se diz sobre a pessoa que é morena com cabelo meio ruivo.

    Curtir

    • Sim, eu vi esses significados no dicionário antes de fazer a postagem. Mas de fato se usam? Procurei rapidamente em fontes reais da língua – Twitter, Google Notícias, blogues, Google Books, Dicionário Informal – e não achei nenhum uso de “saruê” nessas acepções. O simples fato de estar no dicionário não me serve – pelo contrário; como já deixei claro em outras postagens, desconfio muito desses significados secundários dos nossos dicionários, que, como mostrei nas publicações sobre “Gazopa” e sobre “Goteira”, às vezes não existem e nunca existiram, mas se reproduzem há um século apenas nos dicionários, pelo fato de um dicionário novo sempre copiar, acriticamente, os que vieram antes.

      Curtir

    • Cara Renata, Não saberia te responder porque não assisto à novela, mas dei uma pesquisada e encontrei o seguinte em uma página da UOL: “Afrânio ainda explicou ao neto a origem do apelido Saruê, dado por um inimigo, o coronel Rosa (Rodrigo Lombardi), mas que foi incorporado por ele e se tornou a sua marca”. Com essa explicação, faz sentido – afinal, chamar alguém de gambá naturalmente seria, pelo menos originalmente, algo ofensivo.

      Curtir

  2. Como todos devem saber, nosso país é imenso, colonizado por vários povos , consequentemente, vários vocabulário. Eu, Gonçalina, sou gaúcha, . …e, a palavra goteira, pra nós, significa gota dágua pingando!…… Mas é ótimo ir a procura de mais conhecimento!..😘 Um ótimo dia a todos!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Aqui na minha região (Macapá-AP) usa-se como gíria “goteira” para designar uma pessoa que visa participar de eventos comemorativos sem ser convidado. Pinga aqui, pinga ali, até ver se “cola”.

    Curtir

  4. UMA VEZ EU CONSEGUI PEGAR UM SARUÊ,EM UMA JAULA DE CACHORRO NO QUINTAL DE CASA EM CARAGUA.
    COLOQUEI ALIMENTO DENTRO, DEIXEI A ENTRADA COM UMA LINHA AMARRADA.
    E DO MEU QUARTO DE NOITE QUANDO OUVI UM BARULHO EU CORRI PARA JANELA, ELE ESTA ANDANDO NO MURO E QUANDO ELE FOI PRA ARMADILHA NO QUINTAO EUSOUTEI A TAMPA DA ENTRADA.
    DE MANHA EU FUI VER ERA UMA FEMEA E TINHA FILHOTE,O BICHO É MUITO BRAVO,AINDA MAIS COM CRIA
    LIGUEI PARA O VETERINARIO,CONHECIDO DA FAMILIA E NA ÉPOCA,FAZIA PARTE DE UMA INSTITUIÇAO DE PRESERVAÇAO DA MATA ATLANTICA.
    ELE LEVOU PARA O HORTO FLORESTAL E A SOLTO LÁ,FOI UMA BOA EXPERIENCIA.
    ESSA É A MINHA HISTORIA ,FUI…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s