Qual o diminutivo de foto: uma fotinho ou fotinha?

large_1316179969_Two-sunsets...-c-NASA

Resposta rápida: O diminutivo de uma foto é “uma fotinho”; o certo é “a fotinho”. Independentemente de uma palavra ser masculina ou feminina, ela mantém a sua vogal final quando faz o diminutivo em “-inh-“: o diminutivo, por exemplo, de cinema é cineminhA, mesmo sendo palavra masculina; da mesma forma, uma foto é uma fotinhO, mesmo sendo palavra feminina (do mesmo jeito que uma tribo pequena é uma “tribinho”). A palavra “fotinha” está errada.

Resposta completa: Existem dois sufixos mais comuns que formam diminutivos em português: “-inh-” (menininho, estrelinha, moderninho, devagarinho) e “-zinho” ou “-zinha” (meninozinho, estrelazinha, modernozinho, devagarzinho). Embora muito similares, esses dois sufixos (-inh- e -zinho) regem-se, porém, por regras diferentes.

No caso dos diminutivos sem “z” (isto é, o que usam “-inh-“), pode-se usar como regra (para as palavras terminadas em “o” ou “a”) simplesmente incluir as letras “-inh-” entre a última letra da palavra original e as anteriores: assim, o diminutivo de cinema é cinem+inh+a = cineminha; o “a” de cinema é mantido intacto.

Não importa que a palavra “cinema” seja masculina: a terminação da palavra manterá o “a”, que não tem nada a ver com feminino ou masculino; esse “a” é o “a” original da palavra cinema.

Da mesma forma, uma tribo pequena é uma “tribinho”.

Igualmente, o diminutivo de “um cinema” é “um cineminha”, o de “uma moto” é “uma motinho”, o de “um motorista” é “um motoristinha”… e o diminutivo de foto é “fotinho”.

A eventual confusão advém da mistura que se faz entre esse elemento (o -inh-) e a terminação “-zinho” (no feminino, “-zinha), que também serve para formar diminutivos, mas que rege regras opostas de formação.

Ao contrário da forma “-inh-“, as formas “-zinho” e “-zinha” não separam a vogal final da palavra original (como em cinem+inh+a), mas deixam a palavra original intacta, apenas posicionando as formas “-zinho” (se a palavra for masculina) ou “-zinha” (se a palavra for feminina) ao fim da palavra: um cinema+zinho.

Assim, compare:

  • Diminutivo de moto: estão corretas “a motinho ou “a motozinha
  • Diminutivo de foto: estão corretas “a fotinho” ou “a fotozinha
  • Diminutivo de tribo: estão corretas “a tribinho” ou “a tribozinha
  • Diminutivo de motorista (homem): pode-se dizer “ele é um motoristinha” ou “ele é um motoristazinho
  • Diminutivo de pijama: pode-se dizer “o pijaminha” ou “o pijamazinho
  • Diminutivo de problema: estão corretas “o probleminha” ou “o problemazinho
  • Diminutivo de problema: estão corretas “o probleminha” ou “o problemazinho
  • Diminutivo de programa: pode-se dizer “o programinha” ou “o programazinho

Essa importante e fundamental diferença entre as terminações “-inho” e “-zinho” não parece, porém, ter ainda atraído a atenção dos autores de gramáticas da língua, que, de forma equivocada, limitam-se a citar “-zinho” como variante de “-inho” – quando não como o mesmo sufixo, acrescido de um “z” puramente eufônico.

Tal omissão por parte da maioria das gramáticas tradicionais, ao não abordar a formação dos diminutivos em “inho”/”inha” no caso das raras palavras femininas terminadas em “o” (como foto, moto e tribo) e masculinas terminadas em “a” (como pijama, cinema, motorista) certamente em muito contribui para o uso, hoje disseminado em certas regiões, de formas incorretas como a infame “fotinha”.

Clique aqui para ler todas as publicações do DicionárioeGramática.com

5 comentários sobre “Qual o diminutivo de foto: uma fotinho ou fotinha?

  1. Caro,

    Pode-se usar, indistintamente, uma ou outra forma sem alteração de sentido? Ou uma forma tem conotações que a outra não tem?

    Eu sinto, veja bem, sinto como falante nativo do português brasileiro, não como estudioso da língua, que -inho tem uma conotação afetiva (“Você viu que linda a fotinho do meu bebê?”) que falta a -zinho: esta forma seria mais neutra que aquela, isto é, seria tão somente um diminutivo sem conotações afetivas.

    Talvez consultas aos “corpora” de português ajudem a determinar se essa minha impressão se sustenta nos nossos usos.

    Curtir

    • Caro, é possível, mas é muito difícil avaliar a conotação em casos como esse, mesmo com a consulta a ‘corpora’, concorda? Mas julgo que há outras diferenças, até regionais – pense, por exemplo, nos diminutivos de “pai” e “mãe”, que são “mãinha” e “painho” no Nordeste, mas “mãezinha” e “paizinho” no Centro-Sul. Ou “devagarinho”, que se ouve no RJ, enquanto no Sul se ouve somente “devagarzinho”. Por outro lado, há palavras que só admitem, na língua real, diminutivo em “-zinho”; outros, somente em “inho”. Parece-me, talvez, que a tendência seja usar a forma sem “z”, caso eufônica; e, caso essa forma “funcione” aos ouvidos, rejeita-se a forma com “z” (penso em “mundinho”, “aguinha”, “caderninho”). Mas valeria uma análise mais detida, sem dúvida.

      Curtir

  2. Bom, sinceramente eu fiquei muito chateado com essa discussão, quando um amigo meu teimou comigo que na internet a certeza de que o diminutivo de Foto é Fotinho. Eu não sou nenhum professor de português mas sempre gostei de falar certo, a começar por uma das regras principais do português que é a CONCORDÂNCIA TEMÁTICA.
    1-O que define o gênero da palavra em masculino e feminino não é seu término, pois nem sempre uma palavra termina em “a” vai ser feminina ou terminada em “o” vai ser masculina, e sim o artigo que lhe acompanha.
    2- Foto é abreviação de Fotografia, fotografia sendo uma palavra feminina, sua abreviação também será feminina.
    3-O diminutivo de Fotografia é Fotografiazinha, portanto o diminutivo de Foto é Fotozinha.

    Mas se for pra fazer de maneira informal, por favor sigam a regra de gênero.
    A fotografia (fotografiazinha)
    A foto (fotozinha)
    A Motocicleta (motocicletinha)
    A moto (motinha)

    Diferente de cinema, como vi em outra explicação desse mesmo site, cinema não é abreviação.
    Falar uma fotinho é no mínimo feio!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s