A pronúncia de “subsídio” e de “obséquio”

Sem título

Uma das palavras que mais se ouvem pronunciadas de forma errada em português é subsídio (e seus derivados, como subsidiar). É comum ouvir a pronúncia “subzídio“, como se a quarta letra fosse um “z”.

Mas não há razão para dúvida quanto à correta pronúncia da palavra: a quarta letra de “subsídio” é um “s” seguido de consoante – e, como todo “s” seguido de consoante, deve ser pronunciado com som de dois “ss“. É o caso, por exemplo, de absolutocansado, cápsulacorsáriodensidade, farsaganso, malsonante, observaçãopansexualsubsaarianosubsecretáriosubsolo.

Portanto, a pronúncia correta de subsídio é “sub-ssídio” (“sub-cídio) – a exemplo de “subsolo”, “subsaariano”, “subsecretário”, etc. -, como ensinam os dicionários e o Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

Todos os derivados de subsídio também têm pronúncia regular: subsidiar se pronuncia “sub-ssidiar“; e subsidiário pronuncia-se “sub-ssidiário”.

Há apenas duas exceções a essa regra, explicitamente mencionadas em gramáticas e no texto do Acordo Ortográfico, bem como nas regras ortográficas anteriores (de 1943), que determinam que, apesar de serem escritos com “s” após consoante, têm som de “z”: 1) a palavra obséquio e seus derivados (que se pronunciam “obzéquio“, “obzequiar“, etc., por razões etimológicas – são derivadas de “exéquias”); e 2) o prefixo “trans”, quando seguido de vogal (“transoceânico”, “transar”, etc. – exceto quando o “s” faz parte da segunda palavra: “transubstanciação”, “transexual”, etc.).

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s