Os diferentes sons da letra R em português

cool-letter-r-fonts_367205mistral-ttfu14722845a19b14ed30ec7bfd38e923d30f2f8082

 

Nenhuma letra é pronunciada de tantas formas em português quanto o R. A maioria dos falantes de português por si só já tem no mínimo duas pronúncias distintas do “r”: uma para o “r” entre vogais, por exemplo na palavra “arara” (ou “caro”, “íris”, “urubu”, etc.), e outro usado no início de palavras ou quando dobrado: é o “r” de “rio” ou de “carro”.

Em partes, porém, da África lusófona, e mesmo em partes do Brasil, esse som do “r” “fraco” é usado também no início de palavras ou entre vogais (de modo que a palavra “carro” soa como “caro”) – é o caso, por exemplo, do sotaque de partes do interior do estado brasileiro de Santa Catarina.

Por outro lado, há muitos falantes que, além de um erre inicial e dobrado e outro erre entre vogais, pronunciam ainda de forma diferente o erre quando em final de palavra ou de sílaba – por exemplo em “mar”, “carne”, etc.

Além de chegar a ser mudo no final de palavras, como ocorre em grande parte do Brasil, na fala informal, no final de verbos (como “beber” etc., em geral pronunciados “bebê” etc.), a letra “r”, quando efetivamente pronunciada, pode ser pronunciada com o uso de pelo menos outros treze fonemas distintos. Os arquivos de áudio abaixo trazem, cada um, um fonema consonantal diferente, que representam letras diferentes no alfabeto fonético internacional e em outras línguas com maior número de consoantes, como o árabe; todos esses treze sons a seguir, porém, representam em português a letra “r”, na pronúncia de ao menos alguma região ou grupo do Brasil, de Portugal ou de algum dos demais países lusófonos:

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Alveolar_tap.ogg#file

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Retroflex_flap.ogg#file

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Voiceless_glottal_fricative.ogg#file

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Voiceless_uvular_fricative.ogg#file

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Voiced_glottal_fricative.ogg#file

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Voiceless_velar_fricative.ogg#file

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Voiced_velar_fricative.ogg#file

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Voiceless_pharyngeal_fricative.ogg#file

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Voiceless_uvular_trill.ogg#file

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Uvular_trill.ogg#file

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Alveolar_trill.ogg#file

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Alveolar_approximant.ogg#file

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Retroflex_approximant.ogg#file

Um comentário sobre “Os diferentes sons da letra R em português

  1. Caro,

    Por receio de me deixar influenciar pelas minhas primeiras impressões, ouvi cada áudio sem ler o nome do alófono. Identifiquei sons próximos à minha pronúncia apenas no terceiro e no quinto: julguei que este correspondia aos meus “r” inicial e “rr”, e aquele, ao “h” aspirado em inglês.

    Ainda antes de ler os nomes, voltei a ouvir a reprodução de /ʁ/, que me parecera, inicialmente, equivaler à minha pronúncia, mas concluí que me equivocara, ao compará-lo ao alófono do quinto áudio, este, sim, equivalente ou, ao menos, mais próximo de o ser.

    Então, e só então, li os nomes dos alófonos do terceiro e do quinto áudios e verifiquei que ambos são transições ou fricativas glotais, só que a primeira, /h/, é surda, e a segunda, /ɦ/. sonora. Não surpreende, portanto, a minha dificuldade de explicar a diferença entre as duas pronúncias.

    Um abraço,
    Rodrigo.

    P.S.: Foi muito interessante ler sobre os vários sons da letra inicial do meu nome. Diverti-me pelo WhatsApp com os meus primos e tios, pedindo-lhes que repetissem algumas palavras com “r” inicial e com “rr”.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s