Alguéns, plural de alguém

Sem título

Leitor pergunta-nos se a palavra “alguém” tem plural – isto é, se existe o plural “alguéns”.

A resposta é sim. Embora não seja usado com muita frequência, a palavra alguém tem plural, alguéns, contemplado em Vocabulários Ortográficos e usado em obras de bons autores, como o moçambicano Mia Couto, o brasileiro Mário de Andrade, ou da portuguesa Fundação Casa de Bragança.

Ainda menos usual é o plural de ninguém – que também existe. Como, além de pronome, “ninguém” é também um substantivo, tem seu plural regular: como de “armazém” se faz “armazéns”, de “neném” se faz “nenéns” e de “vintém” se faz “vinténs”, de “alguém” se faz “alguéns”, e de ninguém, ninguéns.

 

 

6 comentários sobre “Alguéns, plural de alguém

  1. Não, Joaquim, nos seus exemplos não caberiam as formais plurais. Não se podem confundir as duas funções de “alguém” e “ninguém”: ambos são pronomes indefinidos (e, como tal, invariáveis), mas são também substantivos – e, apenas neste caso, podem usar-se no plural. Isso seria em exemplos como “Sinto que lá conhecerei um certo alguém – ou alguéns”; “Não, isso não fora obra da natureza; fora feito por alguém – ou por alguéns.”; ou o exemplo de Mia Couto: “…uma maneira para mostrar a essa gente que, afinal de contas, somos alguéns.” Dado o raro que é o uso da palavra, seu emprego naturalmente sempre implicará uma decisão estilística.

    Curtir

    • Exato, Luciano. O objetivo da postagem foi apenas reforçar que o uso não precisa sequer ser “humoroso”, nem a palavra precisa vir (como quase sempre vem) entre aspas, já que ela de fato existe e está correta. Tem sido usada, por exemplo, nas traduções dos livros da série d’A Guerra dos Tronos, como aqui (“A conclusão lógica seria que o mesmo alguém, ou alguéns, observava para descobrir o que faria a seguir.”) e aqui (“Alguém morrerá. Muitos alguéns, provavelmente.”)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s