Siriguela, seriguela? O certo é ciriguela

A pequena frutinha da foto acima, de cor avermelhada e sabor muito doce, vem ganhando popularidade no Brasil nos últimos anos. Mas, embora esteja na boca de cada vez mais brasileiros, pouquíssimos são os que escrevem sem titubear o nome da tal fruta: será siriguela, seriguela, ceriguela ou ciriguela?

Resposta rápida: a forma correta de escrever o nome da fruta é ciriguela, com “ci-“.

A escrita correta (isto é, a ortografia) de uma palavra é definida por sua etimologia (isto é, pela origem da palavra). E o nome dessa fruta, como a própria fruta, nos veio da América  hispanófona, onde a fruta é chamada de ciruela (originalmente, o nome da ameixa em espanhol). A intrusa letra “g“, não etimológica, já apareceu no próprio espanhol (língua em que é normal a aparição dessa letra antes de ditongos começado por “u”), como mostram o uso da variante cirgüela no Méxicoem Honduras, no Equadorna Colômbia, no Chile, etc.

Não há espaço sequer para duplas grafias, portanto: nem seriguela, nem siriguela, nem ceriguela. A única grafia etimologicamente aceitável, em português, é com “ci” como primeira sílaba – o certo é ciriguela, portanto – forma, aliás, já recolhida no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras e nos bons dicionários.

4 comentários sobre “Siriguela, seriguela? O certo é ciriguela

    • Marcos, muito obrigado – você está certíssimo. Por não conhecer o umbu e nunca tê-lo visto ou provado, confiei no Priberam, que dá umbu como sinônimo de ciriguela. Pesquisando corretamente, vê-se que realmente não têm nada a ver uma fruta com outra. É por isso que digo com alguma frequência: nossos dicionários são excelentes, mas todos repletos de erros crassos… Obrigado mais uma vez!

      Curtido por 1 pessoa

    • Não, caro João, uma coisa não tem nada a ver com a outra: as palavras se escrevem conforme sua origem. “Celestial” se escreve com “c” porque vem de “céu”, e “sexta” se escreve com “s” porque vem de “seis”. Ciriguela se escreve com “c” porque vem de “ciruela”, e “serigrafia” se escreve com “s” porque (como indica o Houaiss) vem de “serĭcus”, palavra latina para “sedoso; feito de seda”.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s