Eu “ponhei”? Existe o verbo ponhar?

Num voo para Santa Catarina, a aeromoça pergunta à senhora ao meu lado se deseja gelo em sua bebida, um suco de laranja. Ao que a senhora responde: “Se não estiver gelado, pode ponhar umas duas pedrinhas.”

A naturalidade com que a senhora usou aquele verbo que me soava tão alienígena me fez rapidamente tirar o Aurélio eletrônico do bolso… E, de fato, o bom e velho Aurélio nunca nos deixa na mão:

Ponhar: verbo, usado nas regiões Sul (que, na velha definição do Aurélio, inclui São Paulo) e Centro-Oeste do Brasil, popular: O mesmo que pôr.

IMG_2179

Jogando a palavra no Twitter, vê-se que o verbo ponhar é, sim, usado. E muito (cliquem aqui para ver).

É obviamente uma forma popular, e, como tal, de se evitar em contextos não íntimos, a menos que não se importe com o julgamento de terceiros. Há, é claro, os que não se importam, para quem “pus” é muito mais feio e ambíguo do que o simpático “ponhei”.

O interessante é notar que sequer tinham essas formas de ser necessariamente populares: em galego, língua da qual veio a nossa (sim, ao contrário do que ensinam, muito simplificadamente, nas escolas, o português não veio diretamente do latim; veio do galego antigo), existe hoje o verbo ponher (ver aqui), considerado sinônimo perfeito do verbo pôr.

O processo que levou os galegos modernos a “inventarem” o verbo “ponher” após a separação do português do galego deve ser o mesmo processo que fez que, no interior do Brasil, se criasse em português moderno o verbo “ponhar” – uma possível analogia com as formas conjugadas, como “eu ponho”. A única diferença é que, no galego, decidiu-se que a variante é legítima e correta; no português, decidiu-se que é uma forma popular e, portanto, evitável.

 

Um comentário sobre “Eu “ponhei”? Existe o verbo ponhar?

  1. Caro,

    Já ouvi muito “ponhar” no interior de Minas e de Goiás. No registro coloquial urbano, ouço mais “botar”; no culto, “colocar”; “pôr” está rareando. Até mesmo em expressões fixas, “colocar” vem substituindo “pôr”: encontram-se mais resultados no Google para “colocar uma ideia em prática” do que para “pôr uma ideia em prática”, por exemplo.

    Um abraço,
    Rodrigo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s