Quem nasce em tal cidade se chama como?

porticomassaranduba

O nome que se dá ao cidadão de uma cidade é gentílico (por exemplo: quem nasce no Rio de Janeiro é carioca; logo, o gentílico da cidade do Rio de Janeiro é carioca). Não existe atualmente uma fonte atualizada e confiável que reúna os gentílicos das cidades brasileiras. Todos os bons dicionários brasileiros – Houaiss, Aurélio, Michaelis, Aulete – são repletos de lacunas e erros nessa área. A Wikipédia lusófona, nessa área (como em quase todas as outras), é pura piada (segundo a qual, com base em fonte nenhuma, os gentílicos de Massaranduba e de Pirassununga se escreveriam com “ç”). Em resumo, não existe publicação oficial confiável que mantenha esses dados atualizados.

Por essa razão, foi criada, nas publicações fixas da página, a seção de Gentílicos brasileiros, que será permanentemente atualizada, e que visa a, num futuro, reunir todos os gentílicos do Brasil – devidamente conferidos e confirmados.

A ideia é manter uma lista completa e confiável dos gentílicos oficiais atuais de cidades brasileiras, rigorosamente conferidos, um a um, quanto ao seu uso real pelos governos municipal e estadual, pela população e pelos meios de comunicação locais, bem como por sua correção e presença em obras de referência.

A lista inicial, ainda bastante incompleta, pode ser acessada aqui. Se a sua cidade não aparece nessa lista, sinta-se convidado a enviar o nome de sua cidade e o respectivo gentílico como comentário, ao fim da página.

Um comentário sobre “Quem nasce em tal cidade se chama como?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s