“Risco de vida” ou “risco de morte”?

as-expressc3b5es-risco-de-vida-e-risco-de-morte

Já falamos aqui sobre os falsos erros, ou erros inventados de português. E não são poucos esses erros inventados, porque não são poucos os inventores de falsos erros – que, por viverem de corrigir erros de português dos outros, acabam percebendo que é conveniente inventar regras que não existem, inventar falsos erros de português – pois, afinal, o seu prestígio (e, muitas vezes, a sua renda) vêm justamente da injustificada insegurança que têm muitos bons falantes cultos da língua, convencidos de que não dominam a própria língua por charlatães que vivem disso.

Uma dessas recentes invencionices que se tem, pouco a pouco, arraigado em usos cultos da língua é o estúpido mito de que “risco de vida” seria expressão incorreta e precisaria ser substituída por “risco de morte”. Segundo gente que só pode ser ignorante ou desonesta, a expressão “risco de vida” careceria de lógica.

A verdade é que “risco de vida” tem tanta lógica quanto “risco de morte”: em ambas existe uma silepse: a omissão de parte da frase. Em risco de vida, subentende-se risco de perder a vida. Mas há uma diferença entre as duas formas: “risco de vida” é forma tradicional em português, histórica; é, por exemplo, a única registrada no Dicionário Houaiss. Já “risco de morte” é um artificialismo sem tradição na língua, criada por gente insegura.

E, embora a grande mídia seja, em geral, agente propagador desse tipo de erros inventados, felizmente “até” a Revista Veja e o professor Pasquale concordam nessa: “risco de morte” é um modismo injustificado. A forma tradicional, e corretíssima, é mesmo “risco de vida“.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s