Aprendam: os galegos vêm da Galiza, não da Galícia

mapa-galiza

Os jornais hoje dão notícia de um trágico acidente em uma ferrovia na Galiza, ao norte de Portugal. Sob um ponto de vista linguístico, triste também é que o maior jornal brasileiro erre o nome, em português, dessa região histórica fronteiriça com Portugal e que é considerada berço da própria língua portuguesa. É o que faz a Folha de S.Paulo ao noticiar, erradamente, que o acidente teria ocorrido na *Galícia.

Aprendam, jornalistas da Folha de S.Paulo: a terra dos galegos (chamada Galicia em espanhol e em inglês) em português sempre se chamou Galiza – e assim continua a chamar-se, segundo todos os bons dicionários e enciclopédias: basta olhar a palavra “galego” no dicionário da Academia Brasileira de Letras, no Aurélio, no Houaiss, no Michaelis, no Aulete ou em qualquer dos dicionários portugueses.

Galícia é, em português, o nome de outra região europeia, entre a Polônia e a Ucrânia, sem nenhuma relação com os galegos ou com a Espanha.

Os habitantes da Galícia, que nada têm a ver com os galegos, são chamados galicianos.

6 comentários sobre “Aprendam: os galegos vêm da Galiza, não da Galícia

  1. Hai outro falho linguístico nesta nova do mencionado jornal.
    Eles dim no segundo parágrafo “estação de O Porriño”, cando deberia ser “estação do Porriño”. Que eu saiba (ou, polo menos, assi mo ensinarom na escola) sempre que haja de+o, DÉBESE contraer em do. Pode que haja alguma exceção (seriam pouquíssimas en todo caso, se as houber), mais este não é o caso. Débese escrever “estação do Porriño”. Suponho que quem escreveu esta nova suspenderia na matéria da língua portuguesa na escola.
    E o Acordo Ortográfico di algo verbo de se se debe escrever Madrid ou Madri, ou deixa que no Brasil se escreva Madri e no resto do mundo Madrid? Do Kuwait, não deixa lugar a dúbidas, mais de Madrid…

    Curtir

  2. Pingback: Grafia correta: paratleta, paratletas | DicionarioeGramatica.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s