A pronúncia de questão: ‘kestão’ ou qüestão (‘cuestão’)?

img_2767

Questão já teve trema? Pode-se pronunciar o “u” de questão? A pronúncia “qüestão” (“cuestão”/”kuestão”) está correta? A resposta às três perguntas é sim.

Desde a sua primeira edição, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras trazia tanto a palavra questão quanto a palavra qüestão, indicando que ambas as pronúncias eram corretas (do mesmo modo que também trazia líquido e líqüido, antiguidade e antigüidade, etc.). Também a primeira edição do Dicionário Houaiss trazia, corretamente, as duas grafias – qüestão e questão.

Com a reforma ortográfica de 2009, o trema caiu – isto é, agora só se escreve questão (e líquido, antiguidade…). Mas, como o próprio Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e o Dicionário Houaiss indicam, ambas as pronúncias continuam válidas: questão (“kestão“) ou qüestão (“cuestão“).

Mais que uma variante correta, a versão com o “u” pronunciado é a pronúncia mais antiga na língua portuguesa. Em latim, pronunciava-se o “u” em questionis e em seus derivados; até hoje o “u” é pronunciado em espanhol (cuestión), galego e italiano, três das línguas mais próximas do português.

Com o passar dos séculos, esse “u” acabou emudecendo na maioria das regiões – a pronúncia “kestão” é, por exemplo, a única que se ouve hoje em São Paulo e em grande parte do Brasil. Mas longe da megalópole brasileira – seja no Nordeste, seja no Rio Grande do Sul, seja em Brasília ou mesmo entre muitos falantes cariocas – é comum ouvir o “u” pronunciado na palavra questão e em seus derivados (como “qüestionar”).

E, reitere-se, essa pronúncia (com o “u” pronunciado) é considerada pela Academia Brasileira de Letras tão correta quanto as pronúncias com “u” mudo.

Como mostra o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), aliás, todas as seguintes palavras relacionadas a “questão” admitem as duas pronúncias – seja com o “u” mudo, seja com o “u” pronunciado:

questão (u ou ü) s.f.
questionabilidade (u ou ü) s.f.
questionação (u ou ü) s.f.
questionado (u ou ü) adj.
questionador (u ou ü) adj. s.m.
questionamento (u ou ü) s.m.
questionante (u ou ü) adj. s.2g.
questionar (u ou ü) verbo
questionário (u ou ü) s.m.
questionável (u ou ü) adj.2g.
questiúncula (u ou ü) s.f.
questiuncular (u ou ü) verbo
questor (u ou ü) s.m.
questorado (u ou ü) s.m.
questório (u ou ü) adj.
questuário (u ou ü) adj. s.m.
questuoso (u ou ü) adj.

6 comentários sobre “A pronúncia de questão: ‘kestão’ ou qüestão (‘cuestão’)?

  1. Na faculdade tive um professor cearense, doutor, supostamente cultíssimo, que sempre pronuncia cuestão, e me dava nos nervos, pensava “como que pode ser tão culto e não saber que a pronúncia correta é kestão?”. Vejo agora que quem estava errado (e ignorava um fato da língua) era eu…

    Curtido por 1 pessoa

    • Mas tem um fundinho de verdade no que vc disse, cara. Todas as pessoas que eu vi pronunciando “qüestão” são as que querem pagar de culto.
      É igual no caso da forma alternativa de escrita/pronúncia de “aterrissagem” onde pode-se pronunciar/escrever como “aterrizagem”, mas sinceramente, nunca vi uma pessoa usar essa pronúncia em um filme ou numa conversa. É outra coisa pra frescurento querer pagar de culto. Parece querer passar a mensagem de “oi, eu conheço essa pronúncia!”.

      Curtir

  2. Passeando pela internet li: “Em tempos de terrorismo e intolerância, não se constroem pontes com agressão e desrespeito pelo o que é mais..”

    A construção sintática “PELO O” pode ser feita?
    Não está aí sobejando o artigo “o” já expresso na contratação “per + o” ?

    E não é a primeira vez que me deparo com isso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s