Ortografia: “haxemita”, e não “hachemita”

2000px-flag_of_the_emirate_of_transjordan-svg34f88ad700000578-0-image-a-5_1465208087238A dinastia reinante na Jordânia (Hashemites, em inglêsdeve ser chamada como, em português? Em algumas fontes encontro com “x”: “haxemita”; em outros lugares, leio, com “ch” – hachemita; e até “hashemita” já vi. Qual está certo?

A forma correta é haxemitas, a forma recomendada por Houaiss e a que consta dos demais dicionários, como o Priberam e o Estraviz. Mais que isso, haxemita, com “x”, é a única possível de acordo com as regras de ortografia da língua portuguesa.

Esta é uma das regras básicas da ortografia portuguesa, constante de qualquer boa gramática da língua e explicitada em nossa primeira grande norma ortográfica (o Formulário Ortográfico de 1911): o som “sh” (/ʃ/, no alfabeto fonético) do árabe é sempreobrigatoriamente transcrito em português com “x”, nunca com “ch”.

É por essa razão que os príncipes árabes que os americanos e ingleses chamam de sheikhs, e os franceses de cheikhs, são por nós chamados xeiques (ou xeques).

É também por isso que se escrevem com x as muitas palavras portuguesas de origem árabe: almoxarife, almoxarifado; oxalá; xadrez; xerife; xarife; xeque; xeiquexarope; etc.

Quanto a haxemita: é o nome que se aplica aos supostos descendentes de Haxim, bisavô de Maomé; e é não apenas o nome da dinastia real da Jordânia, mas também parte do próprio nome oficial do país – o Reino Haxemita da Jordânia, como se vê, corretamente (com “x”), em acordos bilaterais dos governos português e brasileiro.

A grafia “Hachemita” – em termos ortográficos, tão absurda quanto “Hashemita“, que também se vê por aí nestes tempos de pouca preocupação ortográfica – não tem explicação que não a ignorância de regras de ortografia portuguesa – a mesma triste ignorância, aliás, que faz que o direito islâmico seja mais facilmente chamado “sharia” ou “charia”, na imprensa brasileira e portuguesa, do que o seja pela forma correta xaria.

untitled

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s