Chuchumeca, em Macau: fofoqueiro, coscuvilheiro, noveleiro, mexeriqueiro

sem-titulo

Uma palavra bastante típica do português de Macau é chuchumeca, que significa fofoqueiro (como dizemos no Brasil) ou, como dizem em Portugal, coscuvilheiro.

Outro sinônimo usado em Macau (e também em Portugal) para quem gosta de falar da vida dos outros é noveleiro.

Em Macau, existe até o verbo, chuchumecar – presente em muitos textos escritos em Macau, sempre com o significado de falar da vida dos outros, fofocar, mexericar – e não, como ensina, errado, o Houaiss, como “murmurar” nem como “reclamar“.

4 comentários sobre “Chuchumeca, em Macau: fofoqueiro, coscuvilheiro, noveleiro, mexeriqueiro

  1. Já em São Luís, Maranhão, usa-se amiúde o termo “maroca” para quem é curioso, quem fica espreitando o que os outros estão fazendo ou conversando. Também usam o verbo MAROCAR = curiar, meter-se em assuntos alheios

    Curtido por 1 pessoa

    • Caro Carlos: muito obrigado por compartilhar – confesso que nunca ouvira sequer curiar, menos ainda marocar (que vejo, porém, que de fato tem uso suficiente para legitimar sua inclusão em dicionários). Não tenho dúvida de que já estaria há muito, se Aurélio ou Houaiss fossem maranhenses.

      Curtir

    • Caro Jean, não consigo descobrir. Segundo os dicionários, não – os dicionários de espanhol ligam o chuchumeca do espanhol ao nome de um grupo de indígenas do México, e os dicionários de português dizem que o chuchumeca macaense veio do malaio – mas a verdade é que tampouco consegui encontrar qualquer palavra em malaio que sequer se parecesse a chuchumeca. Em suma, segundo os dicionários, não, não há relação – mas, como sempre digo, temos que lembrar sempre que os dicionários são cheios de erros, de modo que não descartaria completamente a possibilidade de ser mais que uma grande coincidência. Se alguém mais tiver qualquer outra informação a esse respeito, será muito bem-vinda!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s