O certo é “um churro”, nunca “um churros”

cinnamonchurros

Por incrível que possa parecer, muita gente faz essa pergunta: existe “churro”, no singular? Sim, é claro que existe churro – o singular de churros é churro. No singular, um churro; no plural, churros.

É errado dizer *um churros, ou *o churros. A palavra churro (que não precisa de aspas, já que é uma palavra portuguesa, registrada em todos os dicionários) de um substantivo regular: assim como se diz um cachorro-quente, dois cachorros-quentes, e um burro, dois burros, deve dizer-se, sempre, “um churro” no singular, e churros somente no plural.

A palavra vem do espanhol, onde, como aqui, o singular é regular – un churro -, e churros é apenas a forma plural.

2 comentários sobre “O certo é “um churro”, nunca “um churros”

  1. Mas, será que churros não estaria entrando pelo mesmo caminho de óculos e de patins? (Só estou me lembrando destes dois agora). É muito comum as pessoas dizerem “onde está meu óculos?”, ou “esse patins é meu”, e a gente sabe que não adianta brigar para que elas façam a devida concordância. O plural passou a ter sentido de unidade. O que você acha? Não seria esse o uso que está se impondo cada vez mais? Abrs.

    Curtir

    • Mas é que, diferentemente de patins e óculos, em que de fato há um par, originalmente usado no plural, que se toma por singular (um [par de] patins), nada há que justifique a forma “churros”. É difícil explicar o que causa isso, mas, em grandes áreas do Brasil SP e do Sul, também se ouve “um chops” (em vez de “um chope”), “um clips (de papel)”, “um créps” (em vez de “um crepe”) e, mesmo em ambientes cultos, “um risoles”, “o pilotis”, “o juros”. Precisamos aceitar esses plurais (que, diferentemente do caso de óculos) não têm lógica? Acredito que não.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s