“Estão melhor” ou “estão melhores”?

2.png

Será que o jornal acima traduziu corretamente o que disse Obama? Terá dito ele que “os EUA estão melhores do que há oito anos” ou que “os EUA estão melhor do que há oito anos“?

Existe o adjetivomelhor“, que significa “mais bom” e tem plural (melhor amigo, melhores amigos); e existe o advérbio “melhor”, que significa “mais bem” e que, como todo advérbio, não tem plural.

Estaria perfeitamente correta, portanto, a frase “Os Estados Unidos estão melhor do que há oito anos” (isto é, os EUA estão “mais bem” do que estavam oito anos atrás). O que provavelmente ocorreu foi que quem fez a tradução cometeu uma hipercorreção: tentou corrigir algo que já estava certo, por achar que estava errado.

Do jeito que saiu no jornal, a frase (“Os EUA estão melhores do que há oito anos“) acabou significando que os “EUA estão ‘mais bons’ do que há oito anos” – não se pode dizer que esteja errada, mas definitivamente a forma sem o plural (“os EUA estão melhor“) era, além de mais natural, a mais apropriada no caso.

2 comentários sobre ““Estão melhor” ou “estão melhores”?

  1. Uma ressalva: O Estados Unidos está melhor. Estados Unidos é o nome do país, embora esteja no plural. Tempos atrás aconteceu essa discussão e optou-se finalmente pela flexão verbal no singular. O lápis está sobre a mesa.

    Obrigada.

    Curtir

    • Prezada Luci,
      O que você diz não faz sentido. Não existe ninguém nem órgão nenhum com autoridade sobre a língua de modo a poder ter tido “essa discussão” e decidido que o certo devesse ser a flexão no singular. A única forma correta, segundo qualquer gramática, brasileira ou portuguesa, moderna ou antiga, é “Os Estados Unidos”. “Lápis” é um substantivo singular – se disser “lápis colorido”, no singular, logicamente será “um”, mas se disser “lápis coloridos” (como Estados Unidos), só posso usar “os”, nunca “o”.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s