Ajuntar ou juntar? Existe o verbo ajuntar?

Aurelio

Existe a palavra ajuntar? Sim, existe, e está perfeitamente correta. Segundo o dicionário Aurélio e o dicionário Houaiss, ajuntar é um perfeito sinônimo de juntar.

Aurélio dá preferência a ajuntar, remetendo juntar para ajuntar. Já Houaiss remete ajuntar para juntar. Ambos concordam, porém, que os dois verbos existem, são corretos e têm os mesmos significados e regências.

Como mostram o Aurélio e o Houaiss, é absolutamente correto e indiferente, portanto, usar ajuntar  ou juntar:

  • Maria e Pedro juntaram-se (ou ajuntaram-se);
  • Juntou uma última folha ao processo (ou Ajuntou uma folha ao processo);
  • Juntar algo do chão (ou ajuntar algo do chão).

Pela Internet afora há, como sempre, os charlatães inventores de falsos erros, que afirmam que só um dos dois verbos está correto, ou que ajuntar é menos formal ou coloquial, ou que só um dos dois admite algumas regências e o outro só admite outras – todas mentiras. O Houaiss diz enfaticamente: ajuntar é sinônimo de juntar “em todas as suas regências”. Tanto o Houaiss quanto o Aurélio trazem longa lista de exemplos que mostram que grande escritores, portugueses e brasileiros, usam indistintamente ajuntar ou juntar, com diversos significados (adicionar, unir, recolher, pegar do chão, acumular, congregar-se, etc.).

5 comentários sobre “Ajuntar ou juntar? Existe o verbo ajuntar?

      • Verinaldo, estou careca de saber a explicação da diferença entre um e outro nas gramáticas que inventam regras. Quando disse que “parece que onde e aonde também são, ou pelo menos foram, usados indistintamente por grandes escritores”, eu o disse porque me lembro de ter lido, num livro sobre linguística, vários exemplos de usos de onde em lugar de aonde e vice-versa em escritores do passado.

        Olhe, este site, que não é meu, mas que visito regularmente, não é o melhor lugar para repetir regrinhas sem verificar antes se têm mesmo cabimento ou se foram inventadas, recentemente, por algum gramatiqueiro como o Sacconi, por exemplo.

        Curtir

  1. Pingback: Amostra ou mostra? Mostrar ou amostrar? | DicionarioeGramatica.com

  2. Pelo menos na minha casa, entre a minha família (sou de SC), sempre diferenciei os dois: usava sempre ajuntar com o sentido de “recolher, pegar algo do chão”, e juntar nos demais casos (“Vamos nos juntar para fazer o trabalho”). Não sei se em outras partes do Brasil também se fazia essa especificação de sentido.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s