Amostra ou mostra? Mostrar ou amostrar?

Muitas pessoas usam, em lugar de “mostrar”, o verbo amostrar – quando pedem, por exemplo, para ver algo, dizem “Amostra!” em vez de “Mostra!“. Estão erradas? Não, de forma alguma. Basta abrir qualquer dicionário, brasileiro ou português, velho ou novo, para ver que amostrarmostrar são, há séculos, sinônimos em português.

O dicionário Houaiss (foto a seguir) é sucinto: amostrar é “o mesmo que mostrar“. O dicionário Aulete (foto abaixo) dá mais sinônimos: amostrar significa “mostrar, fazer ver, apresentar, expor“. O dicionário Aurélio (também foto abaixo) vai além: indica que amostrar é sinônimo de mostrar – e inclui exemplos de uso do verbo “amostrar” por parte do maior escritor brasileiro – Machado de Assis – e de um dos maiores portugueses, Camilo Castelo Branco.

Como ensina Aurélio, Machado de Assis, maior escritor brasileiro, fundador da Academia Brasileira de Letras – e cuja escrita até hoje é considerada exemplo do melhor português – usava “amostrar” com o sentido de “mostrar”.

É, na verdade, o mesmo modelo de muitos outros pares de palavras em português, que apresentam uma variante com e outra sem um “a” inicial, que não afeta o significado. É o caso de abaixar ou baixar; ajuntar ou juntar; arraia ou raia (o animal marinho); amora ou mora (a fruta); arrecife ou recife. Todas têm igual significado e podem ser usadas indistintamente.

Aurelio

houaiss

Untitled

4 comentários sobre “Amostra ou mostra? Mostrar ou amostrar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s