A janta ou o jantar? Existe a palavra janta?

Untitled2

“A janta” ou “o jantar”? Há quem diga que janta não é substantivo, que “janta é um verbo”. Quem afirma isso está enganado: jantar é que é um verbo – e do mesmo modo que “jantar” pode ser verbo e substantivo, janta também pode ser uma das conjugações do verbo jantar (“ele janta”) e um substantivo: a janta.

E o substantivo “janta” existe, e há muito tempo – “a janta” está em todos os dicionários, brasileiros e portugueses; apareceu por primeira vez num dicionário de Portugal em 1881. É ignorância afirmar, portanto, que “‘a janta’ não existe“.

O que, sim, existe é uma diferença de uso: diferentemente de jantar, que é palavra que se pode usar em qualquer contexto, a janta é palavra que se usa no meio familiar e em contextos informais, geralmente para designar uma refeição informal, feita em casa e menos elaborada. Não convém chamar uma refeição fora de casa de “janta”. Mesmo em família, alguém que se tenha dedicado a preparar uma refeição especial provavelmente preferirá que se refiram ao que preparou como um “jantar” e não uma “janta”.

8 comentários sobre “A janta ou o jantar? Existe a palavra janta?

    • Caro Mário,

      Uma senhora que me era muito querida e a quem considerava como avó e que me considerava como neto dizia, comumente, que ia fazer o comer, ou, na sua pronúncia mineira, u cumê (em Portugal, suponho que seja u cumêri).

      Mas nunca mais ouvi ninguém dizer, mesmo nessa região de Minas Gerais, o comer.

      Curtir

      • Eu diria “u cumêr”. “Cumêri” seria mais no sul, sobretudo no Alentejo.
        Parece-me que a expressão “o comer” é mais habitual no interior. Julgo que a minha sogra diz “o comer”, mas nem me lembro. É uma expressão que, como diria Pessoa, primeiro estranhei, depois entranhei. Na próxima vez que estiver com ela, vou estar atento.

        Curtir

  1. Pingback: O certo é fim de semana ou final de semana? | DicionarioeGramatica.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s